terça-feira, 26 de outubro de 2010

Porque, as vezes, a cola embranquece o material?

Quem nunca colou uma pecinha de plástico, um vaso, ou algum outro detalhezinho quebrado com o famoso Ciano e, depois de um tempinho, reparou que ao redor do local da junção ficou aquela ‘névoa’ branca?

Pois bem, meus amigos, o nome deste fenômeno é ‘Blooming’ e, certamente, não é um dos efeitos desejados por ninguém. Mas porque ele acontece? E o mais importante, como evitá-lo ou pelo menos diminuir o seu efeito? Vamos descobrir juntos.

Porque acontece o Blooming?

Como vimos na matéria sobre o “Cianoacrilato” (se você não viu, veja aqui), o Ciano é um adesivo instantâneo que é ativado pela umidade e pela temperatura. Guarde isso na sua mente pois vamos utilizar esta informação.

Outra coisa que você deve saber é que o mesmo produto age de formas diferentes dependendo da situação. Por exemplo, o resultado varia de substrato para substrato (ou seja, se você vai colar madeira com madeira o resultado é um. Se vai colar plástico, o resultado é outro). Ou ainda, pode variar dependendo da cor do substrato no qual você aplica o produto, pois em substratos escuros, o embranquecimento fica mais evidente.

O Blooming ocorre porque, o Ciano, ao entrar em contato com a umidade, começa a polimerizar (ou seja a endurecer). Durante este processo, ele elimina alguns gases e é justamente a emissão destes vapores que causa o embranquecimento do material, conhecido como Blooming.

Teste de laboratório. Deixamos um tubo preto dentro de um saquinho plástico, junto a um pouco de cianoacrilato por 1 hora. Ao final deste período, o tudo ficou completamente tomado pelo Blooming. Um exemplo prático do que estamos falando. 

Para prevenir este embranquecimento, aqui vão duas dicas certeiras.

1º. Utilize somente a quantidade de produto necessária para a sua tarefa.
Quanto mais produto você utilizar, maior será a quantidade de vapores emitidos. Por isso, utilizar o mínimo possível de Ciano ajuda a diminuir bastante a área embranquecida.

2º. Escolha o produto ideal para a sua aplicação.
A Tekbond oferece uma gama variada de Cianos no mercado, cada um deles com características distintas e aplicabilidades específicas. A escolha do Ciano adequando para a sua aplicação ajuda a diminuir o embranquecimento na área aplicada.

Por sorte, você encontra facilmente em nosso site, uma lista completo de nossos produtos e suas características, podendo assim eleger aquele que mais se adéqua a sua necessidade.

Agora você já sabe porque o “blooming” acontece e dicas valiosas de como evitá-lo. Mas se, ainda assim você tem alguma dúvida ou deseja algum esclarecimento em especial, não deixe de nos escrever pelo e-mail newstek@tekbond.com.br. Faremos o possível para responder sua questão.

Até a próxima curiosidade.

2 comentários:

Caren Araujo disse...

Excelente esta explicação e informação! Minhas alunas sempre me perguntam o porque do efeito branquinho...agora vou saber responder!
Obrigada e parabéns pelo blog que está ótimo e com certeza será um sucesso!
Um abraço para a equipe Tekbond!

Nany Art' manhaS disse...

Olá pessoal! Achei super interessante responder a essa questão, pois algumas vezes percebemos esse efeito, legal as dicas pois agora também já sabemos como evitar! abraços!

Postar um comentário