quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mas afinal de contas... O que é Cianoacrilato?

Para quem escuta pela primeira vez, até parece um palavrão. Ci-a-no-a-cri-la-to. E depois que você começa a ler/pesquisar sobre adesivos então, essa palavra passa a assombrar os leitores com freqüência.

Pois nós vamos desvendar para você, de forma resumida, o que é esse tal de ‘Ciano’ (como também é chamado o Cianoacrilato), e tudo o que você precisa saber sobre ele.

Um pouquinho de história.

Cianoacrilato foi inventado em 1942, em plena segunda guerra Mundial, pelos Drs. Harry Coover e Fred Joyner, em experimentos para fazer um plástico transparente apropriado para o cano das armas.

Embora a experiência bélica não tenha dado muito certo, eles descobriram que o Cianoacrilato colava materiais com grande força e velocidade. Estava inventada a substância mundialmente conhecida como Super-Cola, que chegou ao mercado de adesivos industriais anos depois de ser inventada.

Apesar de a grande maioria das pessoas conhecerem o produto como uma cola para o dia-a-dia, a sua primeira utilização foi na medicina, mais especificamente na área de Oftalmologia. O cianoacrilato era utilizado para selar perfurações na córnea.

Ainda na segunda guerra mundial, onde o ciano era utilizado para estancar ferimentos de guerra, descobriu-se que ele não pode ser aplicado diretamente em tecido vivo (em especial no tecido conjuntivo) devido a alguns riscos para a saúde.

Um produto versátil.

Mas o grande sucesso do produto ocorreu mesmo no mercado de consumo, sendo utilizado para as mais variadas finalidades. Para trabalhos de modelismo, atesanato, na produção de placas de computador, até mesmo em investigações policiais para a descoberta de impressões digitais, o cianiacrilato é um dos tipos de adevisos mais versáteis do mundo.

Como funciona este adesivo.

Antes de mais nada é preciso dizer que existem diversos tipos de cianoacrilato, cada um deles indicado para uma função específica. Temos o Metilcianoacrilato , o Etilcianoacrilato, o Butilcianoacrilato e uma série de outros.

Mas para resumir, a muito grosso modo (perdão aos químicos que nos lêem) podemos dizer que o cianoacrilato é um adesivo ativado com a presença de umidade e calor. Ele se vale destes dois fatores para “curar” (grudar).

Bom. Agora você já sabe. Quando você ouvir a palavra “Cianoacrilato”, já sabe que estamos falando de um adesivo instantâneo muito versátil, que funciona com a umidade e o calor. E, de quebra, ainda pode contar um pouco da história do produto.

Fique ligado no Newstek. Mais para frente, contaremos ainda mais detalhes sobre este produto para que você aprenda ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário