segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PAP: Garrafa para canto de sala

Este passo a passo é de um dos participantes da Segunda edição da Campanha Divulgue seu Talento com a Tekbond e o Ateliê na TV. Aproveite as dicas e técnicas da Flavia PM Oliveira e solte a imaginação.
 

Sobre a artesã:

Sou Flávia Pereira Martins Oliveira, 33 anos, residente em Iúna-ES. Funcionária pública, graduada em Administração, e artesã proprietária do Ateliê DeCoração. Sempre gostei de artesanato, tanto que aprendi bordados à mão, tricô, crochê, tapetes com retalhos, bolsas femininas e brinquedos com papelão, entre outros. Até uns anos atrás, não conseguia despertar nas pessoas a vontade de comprar o que eu produzia. Em dezembro de 2012, eu estava de férias e assisti na TV, uma artesã revestindo uma garrafa com fios de lã. Vi neste artesanato um nicho de mercado e a oportunidade de melhorar meu orçamento mensal, através de um produto artesanal com o custo reduzido. Desta maneira nasceu o “Ateliê DeCoração”. Através de muito esforço e pesquisas sobre trabalhos em vidro, as vendas alavancaram em março de 2013. Este artesanato além de ser uma terapia, me proporcionou a oportunidade de minimizar os danos causados ao meio ambiente, considerando que estas garrafas iriam para o lixo e levariam cerca de 10 mil anos para se decompor.

Como falar com a Flavia:

Artesã: Flávia Pereira Martins Oliveira – Ateliê DeCoração
Páginas de Divulgação: www.facebook.com/ateliedecoracao
www.facebook.com/admflaviapm

Sobre a peça:

A Garrafa para Canto de Sala nasceu através de muita pesquisa na internet para aprimorar e inovar os trabalhos do “Ateliê DeCoração”; a primeira garrafa comprida que produzi foi em Maio de 2013; cada peça leva até 06 demãos de tintas diferenciadas. Ao longo destes meses, busquei aprimorar a pintura e aperfeiçoá-la com mais de 80 cm de altura, que é o grande diferencial do Ateliê em relação aos outros artesãos da região onde estou inserida. A maior garrafa já produzida, possui 99cm de altura e 36cm de diâmetro. Estas Garrafas para Canto de Sala são as peças artesanais que meus clientes mais gostam.

Material para a Montagem:

02 garrafas, limpas e secas (Sugestão: Garrafa de vinho, com cerca de 30cm de altura e 23,5cm de diâmetro)
01 garrafa pet com a “parte do meio reto” (Sugestão: Garrafa pet da marca “Uai” ou “Fanta”)
½ kg de areia
01 rolo de fita adesiva larga
01 rolo de fita crepe
06 folhas de jornal
01 Super Cola Universal Tekbond
Tesoura

Material para a pintura:

01 rolinho de espuma
01 pincel “macio” nº 20 (Sugestão: Marca Acrilex)
01 frascos (100ml) de Primer para metais, pet e vidro
04 frascos (37ml) de tinta PVA, cor branco
01 Cola Branca PVA/Biscuit Tekbond
03 frascos (37ml) de tinta craquelê cor vermelho
01 frasco de verniz spray
01 bandeja de isopor para tintas
Pote com água e flanela macia para lavar e secar os pincéis e rolinhos

Passo a passo Garrafa canto de sala

Passo 1, 2 e 3

Pegue a garrafa pet, remova o rótulo, a parte superior e inferior; deixe apenas a parte reta; corte na lateral para formar um retângulo com no mínimo 32cm de largura e 15,5cm de altura. Em uma das garrafas de vidro, coloque a areia, para dar peso e não tombar; cole fita adesiva larga na boca da mesma. Coloque as duas garrafas de vidro deitadas sobre a mesa, uma em cima da outra, e faça a união delas usando a parte reta da garrafa pet com a Super Cola Universal Tekbond e a fita adesiva larga. Importante: Neste momento cole apenas a parte inferior e a lateral do pet.

Passo 4, 5 e 6

Remova a garrafa de cima, encha o pet com jornal rasgado e amassado, aperte bem, e recoloque a garrafa de vidro, colando-a com Super Cola Universal Tekbond e a fita adesiva larga. Passe uma demão de primer (com pincel) em toda a peça, inclusive no fundo e deixe secar bem, por cerca de 6 horas.

Passo 7 e 8

Passe 3 demãos de tinta PVA cor branco (com rolinho) em toda a peça, deixando secar entre uma demão e outra. Utilizando um pouco de tinta vermelha raleada em água, e um pincel velho, faça a chuva americana (chuviscos) em toda a peça e deixe secar. Utilizando a Cola Branca PVA Tekbond(raleada com um pouquinho de água), aplique sobre a área que receberá o craquelê, delimitando com a fita crepe e aguarde a secagem. Passe a tinta craquelê cor vermelho e deixe secar bem. Passe um ou duas demãos de verniz spray e deixe secar novamente.

Dica importante:
Se preferir, faça trio destas garrafas e coloque no canto de sua sala de estar ou até mesmo em cima de um aparador. Coloque flores artificiais ou artesanais para enfeitar e valorizar ainda mais sua peça.

Peça finalizada:


4 comentários:

Unknown disse...

Maravilhosas garrafas, muito criativas e inovadoras, uma mais linda que a outra....

Alcino Junior disse...

Foto confirmado!

Z♀, Simples Assim... disse...

AAAAAmmeeeiiii !!!

Z♀, Simples Assim... disse...

AAAAAmmeeeiiii !!!

Postar um comentário