segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PAP: Vaso decorativo em E.V.A.

Este passo a passo é de um dos participantes da Segunda edição da Campanha Divulgue seu Talento com a Tekbond e o Ateliê na TV. Aproveite as dicas e técnicas da Ana Paula e solte a imaginação.
 

Sobre a artesã:

Trabalho com E.V.A. há mais ou menos 7 anos, sou nova no ramo, me apaixonei à primeira vista por ser algo prático e útil, mas tinha dificuldade em fazer um trabalho de qualidade, pois as colas que conhecia não me davam um resultado satisfatório.

Quando conheci a Tekbond pude deixar minha imaginação fluir com mais liberdade, pois sabia que teria um trabalho de qualidade.

Como falar com a Ana Paula:

http://nogueiradenil.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/nogueiradenil.blogspot.com.br
anapaula_adenil@hotmail.com

Sobre a peça.

As flores foram criadas para uma professora que havia me contratado. Ela deixou claro que estava cansada de presentear as mães com as mesmas coisas de sempre. Ela queria algo novo. Pensei nas flores como peso de papel, peso de porta ou arranjo de mesa, teria muita utilidade, além de ser muito decorativa.

Fiz uma, mandei como modelo e quando ela viu também gostou. Essa flor ficou tão famosa que muitas pessoas a encomendaram para o Dia das Mães.

Lista e materiais:

E.V.A. nas cores marrom, verde, amarelo e cor desejada para a flor, nesse caso roxo claro e escuro.
Cola Tekbond
Régua
Tesoura
Garrafa PET
3 palitos de churrasco
Juta ou tecido
Durex verde para encapar o palito (se desejar pode usar tiras de E.V.A. verde.

Passo a passo Vaso decorativo em EVA

Passo 1, 2 e 3

Reúna todo o material. Risque no E.V.A. amarelo, 6 tiras de 1cm para o miolo. Gosto de cortar as tirinhas no E.V.A. pela largura e não pelo comprimento da folha.

Passo 4, 5 e 6

Enrole as tirinhas, comece por uma tira, passe cola Tekbond e enrole.

Passo 7, 8 e 9

 No E.V.A. escuro, corte na largura da folha, duas tiras com 15cm de altura cada tira. No E.V.A. lilás ou roxo claro, corte 2 tiras com 10cm de altura cada, nunca esquecendo sempre usando a folha de E.V.A. na posição largura nunca altura. Utilize 3 palitos para ficar mais resistente a peça. Encape com E.V.A. ou durex verde.

Paasso 10 e 11

Corte a garrafa pet na altura de 8cm, mas pode ser feito com latas de leite, caixa de leite etc. Corte o E.V.A. marrom na medida de 10cm para encapar a pet. A medida do pet pode variar, então enrole o E.V.A. no pote de sua preferência e corte sempre sobrando de 1 a 2 cm para emenda.

Passo 13, 14 e 15

Junte uma tira de E.V.A. roxo escuro e uma clara e cole o lado mais comprido como na foto. Depois dobre o roxo claro e junte aquelas pontas coladas. Dessa forma estaremos fazendo a pétala de dentro da flor.

Passo 16, 17 e 18

 E ficará assim. Em seguida cole a outra parte também para fazer as pétalas. Agora cortar as pétalas, com as tiras de E.V.A. coladas. Você medirá de 2,5 a 3cm e cortará toda a tira que formará cerca de 10 a 12 pétalas.

Passo 19, 20 e 21

Cole as pontas das pétalas, uma a uma, segure por alguns segundos para melhor fixação. Para essa flor, juntei 18 pétalas, mas você pode fazer com mais ou menos, como melhor lhe agradar. Agora que estão coladas, junte o palito de churrasco já encapado e faça a emenda das pétalas, lembrando-se de centralizar o palito para que seja possível juntar as duas pétalas cobrindo um pouco do palito para ficar mais firme.

Quero ressaltar que o primeiro palito encapei com fita durex verde e esse na foto encapei com E.V.A. para que vocês possam ver como ficam. Sempre coloco o da ponta em uma posição acima para aumentar o tamanho do palito. (Se preferir pode usar gravetos de artesanato no tamanho desejado.

Paasso 22, 23 e 24

Corte folhas em E.V.A. verde, de cores fortes e claras e em tamanhos diferentes para ficar mais original. Para que a folha tenha um caimento melhor, passe a ponta ou até na metade dela no ferro, conte até 4, tire o E.V.A. cortado em formato de folha; ela enrolará a ponta como as folhas das flores. Cole no palito em diferentes lugares para que fique cheia de folhas. Encha um saquinho com argila ou gesso, até na medida do pote desejado. Enrole e amarre bem firme, corte o excesso do saco com argila, coloque sobre a juta ou tecido e amarre. Gosto de amarrar com nylon e depois com fita para garantir a qualidade do trabalho.

Passo 25, 26 e 27

Cuide sempre para sobrar uma quantidade considerável de tecido para fora, pois a beleza da peça também está nesses detalhes.

Para quem não tem tecido ou juta também pode ser feito com E.V.A., o cuidado está em caber no pote, pois o E.V.A. é mais grosso e precisa de mais espaço, pois estará amarrado. Observe que nessa foto mostra bem as pontas dobradas, se você não esquentar o E.V.A. ele não terá essa envergadura natural.
Para ficar ainda melhor você pode enfeitar com borboletas, joaninhas (bichinhos de jardim em geral). Essa borboleta usei o mesmo modelo da pétala, mas cortei fino e colei um E.V.A. pele com formato de borboletinha e pronto. Você pode colar laços de sua preferência, os detalhes ficam para a sua criatividade.
Esse outro modelo coloquei outro tipo de borboleta e flores juntos, em um vaso que tinha abandonado no quintal (vaso de barro), não usei juta, usei TNT verde que ficou como se fosse as folhas da peça. Agora é só criar. Fica a dica.

Peça finalizada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário