sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PAP: Lírio São José em E.V.A.

Este passo a passo é de um dos participantes da Segunda edição da Campanha Divulgue seu Talento com a Tekbond e o Ateliê na TV. Aproveite as dicas e técnicas da Adelaide e solte a imaginação.

Sobre a Artesã:

Meu nome é Adelaide, sou casada, tenho dois filhos e moro em Santa Albertina (Sítio), sempre gostei de artesanato e comecei com minha mãe há 30 anos fazendo artesanato em palha de milho. Morando no meio do mato, vendo tantos elementos naturais que a natureza me fornece (sem agredi-la), criei vários artesanatos.

Tempos atrás fiz o curso de flores em E.V.A e usando a criatividade e produtos como os da Tekbond, que com sua secagem rápida, ajuda na produção e na fixação transparente e sem relevo, dando qualidade ao trabalho e deixando mais perfeito. Faço variedades de flores em E.V.A.

Sobre a Peça:

Essa flor é o Lírio São José foi encomenda para decoração de uma igreja. Pode ser aplicada em qualquer época do ano, podendo mudar o vaso, a montagem do arranjo e a cor das flores adequando com o ambiente. Exemplo; envelhecida para vitrine, vermelho vivo com brilho dourado para ceia natalina. Agradeço a TEKBOND pela oportunidade de mostrar um pouquinho da minha Arte.

Como falar com Adelaide:

Email: adelaideferroni@hotmail.com ou adelaideferroni@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/adelaide.ferroni

Lista de Materiais:

E.V.A na cor Verde
E.V.A na cor Amarelo
Tinta para tecido na cor Laranja
Tinta de tecido na cor Verde Oliva
Arame encapado n°20 para pétalas e folhas
Arame galvanizado n°18 para montagens das Hastes
Cola Instantânea Tekbond 2
Fita Floral e Pistilos
Tesoura
Esponja
Ferro de passar roupas
Frisador
Vaso
Linha de pipa n°10
Argila
Musgo
Capim de Enfeite
Revista velha
Lápis e folha sulfite
Pratinho para tinta
Clique aqui para baixar os moldes

PASSO A PASSO LÍRIO SÃO JOSÉ EM E.V.A


Passo 1, 2 e 3

Colocar o molde na placa de E.V.A., riscar toda volta com o lápis, quantas pétalas forem necessárias para o arranjo. Recortar com uma tesoura grande por dentro do molde circulado, para não aparecer os riscos do lápis rodando o E.V.A. para que não fique repicado. Mesmo passo para Folhas e Sépalas. Colocar a tinta para tecido em um pratinho e com a metade de uma esponja de lavar louça (usar parte da espuma) toque levemente na tinta, retirando um pouco do excesso dando batidinhas ao lado.
 

Passo 4 e 5

Firme com a ponta do dedo o pé da pétala, pressionando a espuma no E.V.A., deslize rapidamente do pé da pétala para a ponta (começar sempre dos pés para as pontas para não borrar), repetindo várias vezes para o E.V.A. dissolver a tinta, só então volte a tocar na tinta novamente. Arrematar também a espessura do E.V.A. onde foi recortado com a esponja apenas suja de tinta. Para ficar pontos de luz chegando às pontas deslize para os lados, assim também folhas e sépalas usando a cor devida. Na sépala que forma o miolo da flor dê uma segunda demão de tinta, sendo essa mais escura que a segunda demão, e apenas riscos para que fique com sombra. Tudo pintado. Deixar secar de um dia para o outro.

Passo 6, 7 e 8

Pintura seca, com o ferro seco na temperatura algodão, pressionar em cima da pétala somente alguns segundos para amolecer o E.V.A., em seguida colocar no frisador e pressionar com a outra parte (colocar sempre virado para cima o lado que teve contato diretamente com o ferro para que depois do trabalho pronto fique para o lado de baixo) é o mesmo lado que o arame será colocado.

Passo 9, 10 e 11

Cortar o arame encapado n°20, 3cm antes de chegar à ponta da pétala e 3cm abaixo do pé, passar no meio da pétala um fio de cola, em seguida colocar o arame e deslizar em cima um cabo de pincel para fixar. Mesmo passo com as folhas.

Passo 12, 13 e 14

Montagem das flores; arame galvanizado n°18. Para flor maior 5 pétalas maiores, 5 médias, 5 menores e 2 sépalas tingidas na cor da pétala para o miolo. Cortar o arame na altura do vaso a ser colocado e altura acima desejada. Fazer uma argolinha no arame colocar 4 pistilos, dar umas voltinhas de linha n°10 de pipa e com uma sépala da cor da pétala para miolo colocar uma gota de cola e enrolar a sépala dando voltinhas de linha, colocar outra sépala uma gota de cola e umas voltinhas de linha. Começando com as 5 pétalas menores dando uma gota de cola e voltinhas de linha, fazendo isso uma por uma junto ao pé da sépala sobrando para baixo o arame. Esse mesmo passo para as 5 pétalas médias e por último as 5 maiores sempre intercalando, com o arame virado para você, não esquecendo de colocar uma gota de cola em cada pé da pétala para reforço. Colocada as pétalas, arrematar com 2 sépalas na cor das folhas. Este arranjo é composto por 3 galhos, sendo que cada galho contém 2 flores e 3 botões, sendo que a segunda flor contém apenas 5 pétalas menores e 5 médias, seguindo passo-a- passo da flor maior.

Passo 15, 16 e 17

Botões: 1 sépala para miolo e 4 pétalas menores, mesmo passo das flores com a diferença que o arame das pétalas tem que ficar virado para o miolo, e 1 sépala na cor das folhas para arremate.

Hastes: começando sempre do pé da sépala, uma gota de cola vai envolvendo a fita floral e 3 dedos abaixo colocar uma folha com várias voltas de fita floral, outra folha e o mesmo passo descendo com a fita até embaixo do arame da haste, não esquecendo de colocar cola no pé da folha. Cada haste de flor e botão contém 2 folhas.

Passo 18, 19 e 20

Montando os galhos: começando com um botão onde o arame da haste deve ter o tamanho do comprimento total do arranjo, fixando junto das folhas da flor menor, com cola e fita floral unindo os arames até as folhas da flor maior, onde já coloca as 2 hastes dos botões laterais tendo o tamanho da altura do vaso e mostrando as folhas acima da flor maior, não esquecendo que cada junção precisa da cola e várias voltas de fita floral antes de deslizar com a fita unindo os arames das hastes.

Passo 21

Arranjo: Amarre cada galho em um cipó para sustentação, colocar argila no vaso deixando as flores com pontos mais altos que outros, coloquem capim de enfeite e cubra a argila com musgo. Caso o cipó não combine no ambiente a ser colocado o arranjo, colocar arame mais grosso encapado com fita floral para sustentação dos galhos.

Peça finalizada:

Clique aqui para baixar os moldes

Um comentário:

artesanatocomamorrj.blogspot.com.br disse...

Obrigada por compartilhar...lindo trabalho amiga...

Postar um comentário