segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PAP: Cabideiro de coruja com espelhos

 Este passo a passo é um dos concorrentes da Segunda edição da Promoção Divulgue seu Talento com a Tekbond e o Ateliê na TV. Aproveite as dicas e técnicas da Sandra Guiraldelli e solte a imaginação.

Sobre a artesã:

Meu nome é Sandra Guiraldelli da Silva, sou de Santo André-SP. Comecei fazendo um curso de bijuterias e vendia para as amigas.

Como sou muito curiosa, gosto de entrar nas lojas de decoração e observar como os objetos são feitos e se eu poderia fazer. Foi assim que copiei um cortina de espelhos em uma loja muito cara e, devo dizer, que a minha ficou muito melhor. Depois dessa experiência vieram molduras de espelhos, mandalas, bandejas, caixas e tudo o que a imaginação permitisse.

Gosto de criar, por isso uma peça nunca é igual à outra. Minhas peças ficam bonitas porque são feitas com amor, dedicação e carinho.

Por isso é fundamental utilizar produtos de alta qualidade, já que um bom produto influencia diretamente no acabamento das peças. Por este motivo que uso a cola da marca Tekbond, para um acabamento perfeito, secagem rápida e seu bico dosador, sem desperdício.

Como falar com a Sandra:

Meu facebook: Espelhos Artesanais By Guiraldelli
Meu Telefone: (11) 2677.6530 (11) 995902302
E-mail: sandraguiraldelli@hotmail.com 

Lista de Materiais:

Cabide
Cola Branca PVA Extra Tekbond 
Tinta PVA branca
Espelhos (metro)
Rejunte branco (para azulejos)
Olhos (tipo botão) loja de artesanato
Luva
Tesoura
Recipiente
Colher
Pincel
Pano macio

PASSO A PASSO: CABIDEIRO DE CORUJA COM ESPELHOS

Passo 1, 2 e 3

Colar os espelhos, usando a Cola Branca PVA Extra Tekbond nos contornos e ir preenchendo os espaços dando movimento. Procure destacar os detalhes: pés, bicos, olhos.

Passo 4, 5 e 6

Fazer o preenchimento quase que total de espelhos na madeira, deixar pouco espaço, este posteriormente será preenchido com rejunte. Destacar os olhos e o bico, foi usado espelho losango, mas pode ser usado o mesmo espelho, é só destacar no formato desejado.

Passo 7 e 8

 Vá colando os espelhos e modelando para dar forma e seguindo o desenho. Faça o mesmo nas outras duas corujas, atenção para fazer igual como feito na primeira e prestar atenção no tamanho (elas vão diminuindo) e os espaços também, então se deve ir colocando os espelhos antes de colar para saber se caberá no espaço deixado. Primeiro passo terminado, mas faltam os olhos, isso será feito no final, na hora do rejunte. Deixe de um dia para o outro para secar bem.

Passo 9, 10 e 11

Em um recipiente coloque um pouco de rejunte e água. Mexa bem até ficar uma pasta (não muito líquido).

Passo 12, 13 e 14

Começar colocando a massa aos poucos e espalhando com os dedos (não se esqueça de usar luvas). Preencha todos os espaços, procure não deixar escorrer muito, quanto menos sujeira mais fácil o acabamento.

Passo 15, 16, 17

Faça toda a peça, não se preocupe, vai ficar lindo no final. Faça a parte dos olhos que fica um pouco fundo, coloque mais massa e deixe um pouco alta, quando estiver quase secando é que colocaremos os olhos. Quando estiver secando (cuidado para não deixar secar demais), pegue um paninho macio e limpo e vá passando. Os espelhos vão aparecendo, não esfregue muito forte, depois vamos limpar novamente, agora é só para tirar o excesso.

Passo 18, 19 e 20

Depois de limpo coloque uma gotinha de Cola Branca PVA Tekbond, e cole o olho pressionando para fixar. Dê mais uma limpada e deixe secar os olhos mais uns 30 minutos.

Passo 21, 22 e 23

Agora o acabamento: com o pincel largo e a tinta PVA branca, espalhar atrás de toda a peça, serão necessárias duas demãos. Com o pincel mais fino passe nas beiradas.

Passo 24, 25 e 26

Agora pinte o suporte. Depois de seco, limpe com um paninho macio e limpo para dar brilho.


Peça concluída:


Um comentário:

Postar um comentário