sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PAP: URSINHA (Técnica do Boneco Soft)

(por Albina Lemes de Paula)


É com grande satisfação que apresentamos o primeiro dos PAP’s da campanha “Divulgue o seu trabalho com a Tekbond”.

E, para começar em grande estilo a série de aulas em nosso Blog, escolhemos esta maravilhosa ursinha desenvolvida pela artesã Albina Lemes de Paula.

Sobre a artista:
Albina trabalha com artesanato desde criança. Ainda com 9, era a única menina em meio a senhoras aprendendo crochê. Aos 10, aprendeu corte e costura e não parou mais. Sempre fazendo artesanato, dividindo sua paixão com os seus empregos fixos.

Sobre o trabalho:
A Albina é uma artista muito empenhada. Fez cursos na Argentina, onde esta técnica dos ‘Bonecos Soft’ com a qual produziu a ursinha é muito utilizada.

A inspiração e gosto pela técnica vem pela delicadeza das peças. “Me inspirou na delicadeza, amo coisas delicadas e românticas que ao olhar venha a encantar”, relatou Albina.

Ainda segundo ela, estas peças são ótimas para vendas. Todas as peças que produz são vendidas rapidamente. Além da ursinha, a técnica pode ser adaptada para diversos outros bonecos, como um coelhinho da Páscoa, por exemplo.

Esta técnica, no Brasil, ainda não é muito conhecida e a Albina deseja passar o seu conhecimento para as artistas brasileiras. Sorte nossa que poderemos ajudar um pouquinho neste projeto.

Como falar com a Albina:

Passo a Passo: Ursinha (técnica do Boneco Soft). 

Passos 1, 2 e 3
Corte na malha superflex (malha que contem lycra) os moldes correspondentes (o corte pode ser rente sem margem). Com linha 100% poliamida e uma agulha costure toda a borda dando voltas como um caracol. Este processo deve ser feito em todas as outras peças da ursinha. Depois de alinhavar toda a volta, encha com fibra siliconada (para a cabeça faça uma bolinha do tamanho da palma da mão de fibra e coloque dentro deste enchimento).

Passos 4, 5 e 6
Depois de encher com a fibra, arremate na parte traseira puxando bem a linha e levando a agulha até o ponto zero, arremate 3 para ficar firme e não abrir.

Passos 7, 8, 9
Depois de fechar na parte traseira não corte a linha, com a agulha ajuste a bolinha de fibra siliconizada deixando essa bolinha bem lisa e uniforme sem ficar torta, perceba que irá ficar uma saliência na frente, é nessa saliência que você fará o focinho da ursinha. Agora, marque as partes pontos A, B e C – faça uma pontada profunda com a agulha desde o ponto A ao C repetindo 3 vezes ida e volta, da mesma foram do outro lado, desta forma você vai demarcar os olhos do urso, seguindo o esquema no gráfico indicado.

Passos 10, 11 e 12
Depois de realizadas as pontadas para a parte dos olhos, volte com a agulha no sentido dos olhos e, por fora, faça uma laçada e saia do lado de trás da cabeça arrematando, ajustando bem a linha para marcar o focinho (isso é feito ambos lados).
 
Passos 13, 14
Agora você vai trabalhar com a mesma linha que usou para fazer as bochechas da ursinha. Introduza a linha de baixo para cima por cima das bochechas da ursa deixando bem centralizado, ajustar bem para ficar marcado no centro, dividindo assim a carinha. Finalize pela parte de trás arrematando e ajustando bem a linha (fazemos isso 2 vezes). Com a mesma linha introduza a agulha de trás para frente e coloque uma bolinha de resina média para os olhos (faça nos dois lados).

Passos 15, 16 e 17
Para as patinhas do urso corte e recheie com fibra siliconada, arremate 2 vezes e com a mesma linha saia com a agulha na parte da frente passando uma laçada para frente do trabalho e ajustando bem na parte de trás, isso dará a forma dos pés da ursinha. Dê pontadinhas com a agulha e linha de baixo para cima e voltando para baixo e ajuste para dar forma aos pezinhos.

  
Passos 18, 19 e 20
Para as mãos da ursa corte conforme o molde, pesponte e recheie com fibra siliconada, arremate, mas sem cortar a linha. Da mesma forma que os pés, faça uma laçada de cima para baixo ajustando bem a linha para dar forma e fazendo a mesma operação do outro lado. Para orelhas da ursa ajuste bem a abertura, deixando ela em formato de meia lua dando uma laçada for fora e ajustando do outro lado para marcar a abertura da orelha da ursa.

Passos 21 e 22
Depois de todas as peças prontas, com a técnica do pincel seco (molhe o pincel na tinta para tecido, e retire o máximo possível em um papel ou paninho, deixando o pincel quase seco) – então de forma circular dê cor a todas as peças incluindo cabeça, pés, orelhas e mão da ursa.

Passos 23 e 24
Para o chapéu da ursa corte o molde, costurar à máquina toda a volta deixando uma abertura no meio de um dos lados do tecido, desvire e faça um pesponto com linha 10, deixando uma margem de 5cm de sobra para a aba do chapéu, ajuste um pouco e coloque um pouco de fibra siliconada no meio para dar volume ao chapéu da ursa.

Passos 25 e 26
Para o corpo da ursa corte conforme o molde e com a linha 10 dupla faça uma margem de tecido de 1 cm virada para dentro e depois pesponte, recheie com fibra siliconada, se desejar pode colocar uma fragrância, para dar um cheirinho bom, arremate duas vezes para ficar bem fechado.

Passos 27, 28
Depois de todas as peças prontas comece a montar. Com a COLA TEKBOND nº2 cole o chapéu da ursa na cabeça e cubra a parte que se encontrava aberta, cole também o detalhe do focinho da ursa com uma bolinha de porcelana fria combinando com tom do tecido utilizado.

Passos 29, 30 e 31
Continuando com a poderosa COLA TEKBOND, coloque os pés da ursa no corpo deixando-os eles bem centralizados. Cole também as orelhas na ursa em cima do chapéu.

   
Passos 32, 33, e 34
Agora com a COLA TEKBOND nº 2 coloque um pouco no corpo da ursa e um pouco também na cabeça para assim se obter um excelente resultado de colagem lembrando de centralizar para cobrir a abertura do corpo da ursa. Cole as mãos da ursa rente ao corpo próximo à cabeça.  Cole os detalhes na linda ursinha como lacinhos super românticos, sempre com a COLA TEKBOND.

RESULTADO FINAL:




Nós da Tekbond gostaríamos de parabenizar a Albina pelo seu maravilhoso trabalho. Diferenciado e muito bonito, dá gosto de fazer parte desta obra de arte com nossas colas.

Desejamos todo o sucesso do mundo para você, Albina. E queremos ainda lhe agradecer por sua participação em nossa campanha “Divulgue o seu Trabalho com a Tekbond”. 

Um comentário:

Libélula Artes disse...

Lindissima, parabéns à Albina!!!

Postar um comentário