terça-feira, 29 de outubro de 2019

SUPER MÁRIO


A equipe Tekbond ama quadros e na 7ª edição do Divulgue seu Talento estamos cheios deles para vocês. O Anthony criou esta obra inspirado do jogo do Super Mario. 
Confira o passo a passo:

SOBRE O ARTESÃO
Meu nome é Anthony W. Marques. Comecei a trabalhar com artesanato fazendo mosaicos em 2005, por 10 anos, nos momentos de descanso. Quando eu trabalhava embarcado em plataforma de petróleo, isso servia como uma terapia e um passatempo prazeroso. Sempre voltava com peças prontas. Logo depois, comecei a fazer colagens, a pintar, a desenhar e passei a misturar pinturas com tesselas que fazia de peças de eletrônicos e computação.
Sigo uma linha de artesanato inspirada em algumas escolas e movimentos das artes, sem a pretensão de elevar as minhas obras a arte nem tampouco descartando a pretensão, pois sendo tão subjetiva e tênue a linha que separa artesanato de arte, sigo fazendo meu artesanato da forma que mais traz encanto e prazer aos meus olhos. Gosto muito das obras dos dadaístas, dos surrealistas, dos neodadaístas, dos neoexpressionistas e da pop art, em especial de Jasper Jones, Rauschenberg, Basquiat e Warhol.
Sou autodidata e amo o que eu faço.

SOBRE A PEÇA
Esta peça não tem data específica do ano. É uma peça grande, que mede 1 m x 80 cm. Leva um bom tempo para a execução. Eu já vendi algumas dessa série e não posso dizer que é fácil vender, porque é uma peça um pouco cara, mas quando se vende o lucro é bom. É uma peça original, nunca terá duas iguais.
O que me inspirou a fazê-la foi o universo dos games e pelo ícone que o Super Mario representa neste universo. Foi um dos principais pioneiros do segmento, o Super Mario Bros. Queria mostrá-lo vitorioso, batendo e ganhando um monte de pontos e passando de nível, sendo impulsionado por baixo, servindo como propulsão (por serra, bombas...) pelas adversidades para atingir o objetivo e prosperar passando para um nível mais avançado.
É o game mais icônico, na minha opinião! Por isso o escolhi.

MOLDES PARA IMPRESSÃO










PASSO A PASSO



Foto 1
Fiz cópia dos moldes que vou usar em primeiro plano e os dividi em três partes, sendo cada parte impressa numa folha A4.


Foto 2
Eu queria que ele ficasse 3 vezes maior.


Foto 3
Cortei todos os moldes.


Foto 4
Eu precisava de uma superfície firme. Escolhi um MDF de 6 mm de espessura, medindo 1 m x 80 cm. Coloquei fita-crepe Tekbond em todas as bordas, dando a volta e também no verso. Isso ajuda a proteger da umidade toda a extremidade do MDF, evitando que estufe.


Foto 5
Tratei a base com tinta PVA branca misturada à cola branca da Tekbond, com a finalidade de já impermeabilizar a superfície. Pintar sempre em uma só direção ou de cima para baixo, ou o contrário, sempre na direção do maior comprimento, para a base ficar o mais uniforme possível. Neste projeto não era necessária a pintura muito uniforme.


Foto 6
Com a base ainda molhada, apliquei respingos de tintas aerossol Tekbond nas cores cromado, prata, ouro e dourado. Esperei secar.


Foto 7
Posicionei as cópias que eu queria que fizessem parte do quadro, para começar a visualizar a posição das imagens em primeiro plano, e comecei a tracejar com lápis nas cores que eu iria usar.


Foto 8
Começo com a pintura das imagens com tinta acrílica.


Foto 9
Dou a volta por todas as bordas do quadro com pastilhas usando T-6000.




Fotos 10, 11, 12, 13
Tenho uma caixa com muitas coisas aleatórias pequenas, algumas muito inusitadas que uso para compor as minhas peças. Muitas coisas que cato na praia por motivos ecológicos, principalmente, mas também estéticos, como para completar minhas obras.
Exemplo: ossos bem secos, brinquedos de plástico, pulseira de relógio, chave, serra, isqueiro, peças de computador e muitos outras. Algumas coisas eu compro em casas de peças de bijuterias, armarinhos etc.
Uso cola T6000 Tekbond para colar as peças pequenas. Nas maiores, uso Araldite Tekbond ou silicone líquida da Tekbond. São ótimas e nunca se despregaram. 



Foto 14
Estes foram os materiais da Tekbond que usei para a confecção desta peça.


Foto 15
O quadro pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário