A 7ª Edição do Divulgue seu Talento está um sucesso. Tem cada ideia incrível para você fazer e acontecer com Tekbond. Veja as dicas e as técnicas da Fernanda. Ela é fera em biscuit!
SOBRE A ARTESÃ:
Sou Fernanda,
tenho 35 anos de idade e trabalho com biscuit há mais de 15 anos, algumas fases
por amor, outras complemento de renda e hoje me dedico 100% a esta área. Sou
farmacêutica por formação e artesã por puro amor. Abandonei meu jaleco e me dedico
exclusivamente a dar vida a peças, tornar sonhos realidade, colocar almas em
massas de cola e amido, e ser mensageira de carinhos, amores, agradecimentos e
admirações, a eternizar pessoas e momentos. Sou mãe de um bebê de 2 anos e
poder trabalhar em casa e não perder nenhuma etapa de seu desenvolvimento para
mim foi e é vital. Sou esposa de militar, e o biscuit me permite me mudar e
levar meu trabalho para cada cantinho do país a que formos destinados. Amo me
aperfeiçoar, descobrir e inventar peça e técnicas. O biscuit me realiza.
COMO ME ENCONTRAR
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Instagram: www.instagram.com/fernandasallesbiscuit
YouTube:
Fernanda Salles Biscuit
E-mail: nanda.farma@yahoo.com.br
Telefone:
(53) 981010256
SOBRE A PEÇA:
Eu gosto muito
de peças úteis. Gosto que elas tenham uma função de ser, um objetivo, o que
torna a peça mais atrativa e útil. Neste caso um “porta-coisas”, que tem
inúmeras funções, além de enfeitar o ambiente. Além disso, é uma peça feita a
partir de sucata. Neste caso, lata de batata chips vazia, o que faz a peça ser mais
econômica, prestativa e rendável. Vejo esta peça como a união do útil ao
agradável, principalmente em uma era em que se procura alternativas para
reciclagem do lixo e preservação do meio ambiente.
É uma peça que
é aplicável a qualquer fase do ano, podendo ser adaptada em sua decoração para
tal, como flores na primavera, neve no inverno, folhas secas no outono, Natal, bem
como as roupas e os personagens. Uma peça para a decoração de ambientes, para
presentear em infinitas ocasiões etc.
É uma peça de
fácil comercialização, devido à riqueza de detalhes, o que a torna muito
atrativa, sem contar o valor, que pode ser bem mais baixo, devido à reciclagem,
gerando uma renda vantajosa.
LISTA DE PRODUTOS TEKBOND UTILIZADOS:
- Lata de
batata chips vazia e limpa
- Bola de
isopor de 85 mm
- Papel-alumínio
- Palito de bambu
- Tinta PVA nas
cores preto, branco e rosa antigo
- Blush
- Massa de biscuit
nas cores marrom, cinza, verde, branco, rosa ou amarelo, vermelho, pele, preto
- Cola
Instantânea no 3 Tekbond
- Cola Branca
PVA Extra Artesanato Tekbond
- Cola T6000
Tekbond ou Cola Universal Tekbond
- Verniz Spray
Tekbond
- Ferramentas
- Cortadores
redondos de 5 cm e 3 cm
- Cortador
quadrado de 5 cm
PASSO A PASSO:
Figs. 1 e 2. Passe cola branca pouco diluída em toda a
superfície da lata para facilitar a aderência da massa de biscuit.
Fig. 3. Para fazer o telhado, corte ao meio uma bola de
isopor de 85 mm e passe cola branca igualmente por toda ela, deixando secar.
Figs. 4 e 5. Com papel-alumínio amassado, complete a parte
superior da bola de isopor, formando uma estrutura com ponta (telhado da torre)
e fixe ao isopor com a ajuda de um palito de bambu.
Figs. 6 e 7. Abra a massa de biscuit e cubra toda a
estrutura (bola + alumínio) alisando-a e mantendo-a unida e uniforme (a massa
pode ser de qualquer cor, inclusive restos de massa).
Figs. 8 e 9. Passe cola T6000 ou Universal na superfície da
tampa e cole a estrutura montada anteriormente. Deixe secar.
Fig. 10. Voltando para o corpo da lata, abra uma massa
marrom na espessura de mais ou menos 4 mm.
Figs. 11 e 12. Com a ajuda de um cortador ou tesoura, corte
um retângulo de massa para fazer a porta do castelo (o tamanho pode variar de
acordo com o tamanho da sua lata). Aqui foi usado cortador de 6 cm.
Fig. 13. Posicione o retângulo e cole-o na lata com cola
branca.
Fig. 14. Com o auxílio de uma agulha, divida a porta
marcando 4 tábuas (cuidado para não cortar a massa) e com leveza faça ranhuras
nelas, imitando madeira.
Figs. 15 e 16. Corte 2 tiras de 1 cm de largura e cole sobre
a porta com cola branca. Marque ranhuras com agulha como anteriormente.
Fig. 17. Para o batente, abra a massa em uma espessura média
de 6 a 7 mm (mais grossa do que a da porta).
Figs. 18 e 19. Corte tiras de 1 cm e cole com cola branca,
formando os batentes da porta.
Fig. 20. Repita o processo de ranhuras utilizando agulha.
Fig. 21. Para a fechadura, recorte um quadrado de massa
preta bem pequeno e cole com cola branca no meio da porta.
Figs. 22, 23 e 24. Para a maçaneta, faça um rolinho
comprido, gire-o formando uma argola, cole no quadrado preto colocado na porta
e arremate com uma bolinha preta (sem medida).
Fig. 25. Com cortador redondo de 5 cm, corte um círculo para
a janela (com a mesma espessura do batente da porta).
Fig. 26. Com um cortador redondo de 3 cm, corte o centro do
círculo, formando um círculo vazado.
Figs. 27 e 28. Corte um círculo de espessura fina de 3 cm de
diâmetro (mesma medida do vazado da janela) e cole na lata com cola
branca, posicionando acima da porta.
Figs. 29 e 30. Cole o círculo de massa marrom sobre o
branco, com cola branca, fazendo a junção com pincel modelador e água (é ideal
fazer esse processo em todas as junções da peça, para evitar que se afastem
após a secagem).
Figs. 31 e 32. Corte uma tira de 1 cm de largura na mesma
espessura do batente e cole em cruz no centro do círculo, formando a grade da
janela.
Fig. 33. Com a agulha, faça ranhuras na janela, observando o
sentido da madeira.
Fig. 34. Faça microbolinhas de massa preta e cole na porta
com cola branca, imitando pregos. Nesta peça, foram colocadas 3 bolinhas em
cada tábua, na horizontal.
Fig. 35. Abra massa cinza e marque com marcador de pedra ou
texturizador.
Fig. 36. Com o auxílio do papel-alumínio amassado, faça
algumas texturas nas pedras, pressionando com cuidado sobre a massa.
Fig. 37. Cole com cola branca a massa cinza texturizada por
todo o restante da lata.
Fig. 38. Arremate as emendas com a ajuda de pincel modelador
e água.
Fig. 39. Se necessário, reforce as marcações com a ajuda de
uma esteca. Deixe secar novamente a peça toda para a pintura.
Figs. 40 e 41. Com giz pastel marrom, pinte os veios da madeira, seguindo o sentido dos mesmos.
Figs. 42 e 43. Deposite mais cor em locais de sombra, onde
as partes da porta se unem.
Fig. 44 Com giz pastel cinza e pincel macio, “suje” as
pedras, passando levemente o giz pastel, que adentrará as texturas feitas com
papel-alumínio.
Fig. 45. Com pincel de ponta fina e giz pastel cinza e pouco
preto, passe a cor entre as pedras.
Fig. 46. Após seca a tampa, abra a massa marrom e corte com o
cortador de pétalas.
Fig. 47. Corte a tira de pétalas ao meio para formar
fileiras de telhas.
Figs. 48 e 49. Cole fileiras de telhadinhos sobrepondo as
partes. Inicie na parte plástica da tampa usando cola Instantânea.
Fig. 50. Faça várias camadas até o topo, colando com cola
branca, sem deixar espaço entre as camadas. Pode-se isolar a tampa do corpo da
lata com plástico, para que não se grudem.
Fig. 51. Finalize no topo alisando, mantendo a ponta moldada
anteriormente.
Figs. 52 e 53. Para a rosa que enfeita o castelo, faça um
rolinho e achate.
Figs. 54 e 55. Enrole até o final, formando um “rocambole”.
Para as pétalas, faça uma bolinha e achate.
Figs. 56 e 57. Vá encaixando as pétalas uma a uma,
sobrepondo à anterior até que se complete a rosa (a quantidade de pétalas pode
variar).
Figs. 58 e 59. Para as folhas, pegue uma pequena quantidade
de massa verde, faça uma gotinha e achate.
Figs. 60 e 61. Com a ajuda de uma esteca, faça ranhuras na
folha.
Figs. 64 e 65. Espalhe as folhas pela trepadeira, colando
com cola branca.
Figs. 66 e 67. Faça o mesmo com as rosas, sempre usando cola
branca.
Figs. 68 e 69. Para o musgo, passe um pouquinho de cola
branca e cole um pedacinho de massa verde e, com uma esteca de ponta, vá dando
batidinhas para furar a massa.
Figs. 70 e 71. Repita esse processo em outros lugares da
peça. Procure fazer entre pedras ou entre batentes da porta e da janela.
Figs. 72 e 73. Faça uma tira de aproximadamente 7 mm de
espessura com o comprimento da porta e aplique a textura de pedra.
Figs.
74 e 75. Cole o degrau na porta com cola.
Fig. 76. Proceda à pintura como feito anteriormente nas
paredes do castelo.
Figs. 77 e 78. Com giz pastel e pincel fino, faça
sombreamento nas partes internas das rosas e folhas, com tom mais escuros que
os originais.
Fig. 79. Entre o interior das grades da janela, esfumace
amarelo-claro, para dar a sensação de luz acesa ao fundo.
Fig. 80. Com pincel fino e giz pastel siena, sombreie dentro
dos telhadinhos, para dar a sensação de profundidade.
Figs. 81 e 82. Para a chaminé no telhado, faça um rolinho de
aproximadamente 4 cm e, com pincel modelador, faça um furo na parte superior.
Figs. 83 e 84. Texturize a chaminé com papel-alumínio
amassado e faça um corte na diagonal para encaixe no telhado.
Figs. 85 e 86. Passe cola Instantânea e cole no telhado,
ajeitando com a ponta dos dedos.
Figs. 87 e 88. Para o passarinho, pegue 0,5 g de massa azul,
faça uma gotinha, achate e torça para cima como uma vírgula.
Figs. 89 e 90. Para a asinha, faça uma pequena gotinha,
achate e cole sobre o corpo. Em seguida, marque as penas com uma esteca. Para o
bico, faça uma gotinha com massa laranja e cole.
Figs. 91 e 92. Para o corpo da boneca, faça um triângulo de
1,8 g, com os cantos arredondados, na cor amarela. Para a cabeça, faça uma
bolinha pouco alongada de 2,1 g na cor pele.
Fig. 93. Una as duas partes com cola e palito de bambu.
Figs. 94 e 95. Com uma tira fininha de massa amarela, faça
uma golinha para o vestido e marque a frente do vestido com a esteca.
Figs. 96 e 97. Para o cabelo, abra massa preta bem fininha e
posicione na altura da franja. Cubra até a parte de trás da cabeça. Retire o
excesso, alise e marque os fios da franja com a esteca.
Figs. 98 e 99. Para cada perna, pese 0,7 g de massa branca,
faça um rolinho e dobre na altura dos joelhos e dos pés.
Fig. 100. Cole o corpo no degrau, cole a cabecinha encostada
na porta, entrelace as perninhas e cole no corpo, tudo com cola branca.
Figs. 101, 102 e 103. Abra uma tira fina de massa amarela,
posicione sobre as pernas e lateral do corpo, una com pincel modelador e água e
marque verticalmente com esteca.
Fig. 104. Para a cabeça da raposa, faça uma lágrima sem
ponta com 0,4 g de cor laranja.
Figs. 105 e 106. Para o corpo da raposa, faça uma lágrima de
0,8 g e prolongue a ponta.
Figs. 107 e 108. Entorte a ponta prolongada para dentro e
cole a cabeça no corpo com cola branca.
Figs. 109 e 110. Com uma porção mínima de massa, faça duas
gotinhas, achate, marque a parte interna das orelhas com uma esteca e cole na
cabeça com cola branca.
Fig. 111. Cole no degrau com a cabecinha deitada no colo da
boneca, com cola branca.
Figs. 112 e 113. Para os braços da boneca, faça dois
rolinhos com 0,2 g cada um e achate na ponta. Com uma esteca, marque o dedo
polegar.
Figs. 114 e 115. Faça duas lágrimas com massa amarela para
as mangas pesando 0,2 g cada uma. Faça um furo com o pincel modelador e encaixe
os braços.
Fig. 116. Cole os braços com cola branca, posicionando como
desejado.
Fig. 117. Corte uma tira bem fina vermelha e cole em cima da
cabeça como uma tiara.
Figs. 118 e 119. Para o cabelo, faça tiras bem fininhas com
massa preta e ondule-as com as pontas dos dedos.
Fig. 120. Cole os cabelos nas laterais da cabeça.
Fig. 121. Com tinta PVA branca, preta e rosa, e blush,
finalize a pintura. Botinhas e olhos da boneca pretos, focinho e olhos da
raposa pretos. Na meia da boneca, faça listras rosa e na ponta do rabo da raposa
pinte de branco. Após secos, finalize com verniz spray.
Foto da peça finalizada
Um comentário:
linda peça
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