segunda-feira, 7 de novembro de 2016

PAP - GATO GUARDIÃO

Este passo a passo é de um dos participantes da quarta edição da promoção DIVULGUE SEU TALENTO COM A TEKBOND E O ATELIÊ NA TV. Aproveite as dicas e técnicas da Waneressa solte a imaginação.

SOBRE A ARTESÃ:
Meu nome é Waneressa Ignacio, tenho 40 anos. Conhecida também como Artesã WIP.
Iniciei no artesanato há quatro anos e até hoje me pego às vezes relembrando do meu passado, pois foi de maneira inesperada “rsrsr”, nunca me imaginei sendo artesã. Meu sexto filho nasceu com problemas cardíacos, nada fácil de lidar. Minha profissão é segurança de eventos, muita correria, muito nervoso, noites sem dormir e de dia o papel de mãe. Mesmo estando trabalhando pensava neles e não via a hora de chegar em casa, era muita pressão. Médico, pediatra, filhos, casa, trabalho e então percebi que não estava dando conta e acabei buscando ajuda psicológica. Foi quando minha médica perguntou: “Waneressa o que você gosta de fazer?” Eu respondi: “além de ser mãe e cuidar dos meus filhos?” e ela respondeu: “O que VOCE gosta de fazer?” Me inspirei: “Amo lutar, amo atirar...” e ela me disse: “Não Waneressa esquece trabalho, pense em algo que possa ser prazeroso e que você fique ao lado dos seus filhos. Que tal o ARTESANATO?”. Foi aí que me encontrei. Se eu soubesse que o artesanato era tudo isso, tinha começado bem antes, mas aprendi que tudo tem seu tempo e hoje me sinto uma mulher realizada no mundo das artes. Aprendendo e ensinando cada vez mais, buscando retribuir todo o conhecimento que me foi passado, basta querer, acreditar e ter fé.

SOBRE A PEÇA:
Quando iniciei na área do artesanato, nem tudo eu podia comprar e sempre dava um jeitinho de reciclar e sabia que isto era muito importante. O mundo grita por isso e passei a utilizar quase tudo reciclado. Foi quando vi novamente a promoção divulgue seu talento, e assimilei que estamos vivendo numa época de reciclar e pensei logo na garrafa pet. Parei, olhei e assimilei o corpo do gato e nas sobras de materiais que tinha em casa e pensei: “Por que não transformar uma garrafa pet em um lindo peso de porta, usando materiais recicláveis e de baixo custo?” Nasceu então o Gato Guardião, que é reciclado, útil e decorativo. Espero que todos gostem e reciclem esta ideia.

COMO FALAR COM A WARENESSA:
Blog: www.waneressaartes.blogspot.com 
FanPage: https://www.facebook.com/ArtesaWip/?fref=ts
Instagram: instagram.com/artesawip

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Cola PVA extra Tek Bond;
Cola instantânea n.2;
Fita crepe;
Cola universal da Tek Bond;
Tecido tricoline na cor desejada;
Rendas, aviamentos, botões, bijuterias descartáveis;
Manta acrílica para enchimento;
01 – Garrafa pet de 2 litros, ou do tamanho que você preferir;
01 – Saco plástico;
01 – Pedra ou areia, mais ou menos uma lata de Nescau cheia;
01 – Tesoura;
01 – Pincel;
01 – Lapis;
01 – Caneta permanente;
01 – Tesoura;
01 - Pedaço de linha ou barbante;
01 – Agulha;
01 – Linha;
01 – Bandeja de isopor;
01 – EVA de 5mm na cor desejada.

*Clique aqui para fazer o download do molde.

PASSO A PASSO:
1. Corte a garrafa pet ao meio com auxílio de uma tesoura ou estilete, coloque um saco plástico dentro da parte que é considerada como a parte de baixo da garrafa e o preencha com pedras ou até mesmo areia, feche com a parte do gargalo que é a parte de cima da garrafa, nesta hora é que você escolhe o tamanho do gato peso de porta, após escolher a altura passe uma fita crepe para fechar a extremidade.

2. Agora despeje a cola PVA extra da Tekbond sobre uma bandeja de isopor. Pegue o tecido tricoline e meça da altura do gargalo até o fundo da garrafa pet e corte o tecido que envolva toda a garrafa.

3. Pegue o pincel e passe uma leve camada sobre a garrafa pet, e cole o tecido, eu prefiro ir passando as camadas aos poucos para ir cobrindo toda a garrafa com o tecido sem lambuzar.

4. Recorte os moldes e com auxílio de um lápis ou caneta permanente risque no tecido e no EVA sendo: 2 x cabeça do gato, frente e verso; 1 x rabinho no tecido, 1 x no EVA 5mm; 2 x patas tecido, 2 x no EVA; 1 x barriga no tecido; 2 x coração no tecido 2 x no EVA;

5. Na cabeça do gato una o frente e verso com auxílio de uma agulha e linha com o ponto caseado, deixe uma extremidade aberta para o enchimento com manta acrílica, se caso não souber costurar, não tem problema, pegue a cola universal da TekBond e cole unindo as duas partes, mais aguarde a secagem e com isto você dispensará a agulha e linha.

6. Com um retalho de tecido envolva sobre o gargalo que agora já é o pescoço do gato, vindo pela parte de trás do pescoço para frente e na frente forme um laço grande, neste laço você pode estar colocando aviamentos, botão e até mesmo bijuterias, como sua imaginação mandar. Pegue a cabeça do gato e encha com a manta acrílica, feche a extremidade que deixou aberta para o enchimento, agora passe a cola instantânea n.2 sobre o gargalo da garrafa e cole a cabeça do gato.

7.
Na frente sempre observando a direção da cabeça você irá medir e colar a barriga do gato, e também pode colocar as linhas deixando as penduradas sobre o corpo.

8.
O rabo e as patas após serem transferidos e recortados no tecido e no EVA, com auxílio do pincel passe cola PVA extra TekBond no tecido e cole sobre o EVA de 5mm.

9.
Na barriga com a cola instantânea você estará colando as patas (pernas) do gato, sobre o corpo a na parte de trás com um pingo de cola estará colando o rabo.


E está pronta seu mais novo peso de porta, permita que sua imaginação te leve além do que você espera. Com o mesmo molde você poderá fazer diversos modelos diferentes e também em recipientes diferentes.
























2 comentários:

Unknown disse...

Que hermoso proyecto. .gran creatividad y talento ..felicidades y mi admiración siempre...

Unknown disse...

Que hermoso proyecto. .gran creatividad y talento ..felicidades y mi admiración siempre...

Postar um comentário