quarta-feira, 2 de outubro de 2019

CASTELO DE BONECA DECORADO EM LATA RECICLADA


A 7ª Edição do Divulgue seu Talento está um sucesso. Tem cada ideia incrível para você fazer e acontecer com Tekbond. Veja as dicas e as técnicas da Fernanda. Ela é fera em biscuit! 


SOBRE A ARTESÃ:

Sou Fernanda, tenho 35 anos de idade e trabalho com biscuit há mais de 15 anos, algumas fases por amor, outras complemento de renda e hoje me dedico 100% a esta área. Sou farmacêutica por formação e artesã por puro amor. Abandonei meu jaleco e me dedico exclusivamente a dar vida a peças, tornar sonhos realidade, colocar almas em massas de cola e amido, e ser mensageira de carinhos, amores, agradecimentos e admirações, a eternizar pessoas e momentos. Sou mãe de um bebê de 2 anos e poder trabalhar em casa e não perder nenhuma etapa de seu desenvolvimento para mim foi e é vital. Sou esposa de militar, e o biscuit me permite me mudar e levar meu trabalho para cada cantinho do país a que formos destinados. Amo me aperfeiçoar, descobrir e inventar peça e técnicas. O biscuit me realiza.



COMO ME ENCONTRAR

YouTube: Fernanda Salles Biscuit
Telefone: (53) 981010256



SOBRE A PEÇA: 

Eu gosto muito de peças úteis. Gosto que elas tenham uma função de ser, um objetivo, o que torna a peça mais atrativa e útil. Neste caso um “porta-coisas”, que tem inúmeras funções, além de enfeitar o ambiente. Além disso, é uma peça feita a partir de sucata. Neste caso, lata de batata chips vazia, o que faz a peça ser mais econômica, prestativa e rendável. Vejo esta peça como a união do útil ao agradável, principalmente em uma era em que se procura alternativas para reciclagem do lixo e preservação do meio ambiente.
É uma peça que é aplicável a qualquer fase do ano, podendo ser adaptada em sua decoração para tal, como flores na primavera, neve no inverno, folhas secas no outono, Natal, bem como as roupas e os personagens. Uma peça para a decoração de ambientes, para presentear em infinitas ocasiões etc.

É uma peça de fácil comercialização, devido à riqueza de detalhes, o que a torna muito atrativa, sem contar o valor, que pode ser bem mais baixo, devido à reciclagem, gerando uma renda vantajosa.


LISTA DE PRODUTOS TEKBOND UTILIZADOS:

- Lata de batata chips vazia e limpa
- Bola de isopor de 85 mm
- Papel-alumínio
- Palito de bambu
- Tinta PVA nas cores preto, branco e rosa antigo
- Blush
- Massa de biscuit nas cores marrom, cinza, verde, branco, rosa ou amarelo, vermelho, pele, preto
- Cola Instantânea no 3 Tekbond
- Cola Branca PVA Extra Artesanato Tekbond
- Cola T6000 Tekbond ou Cola Universal Tekbond
- Verniz Spray Tekbond
- Ferramentas
- Cortadores redondos de 5 cm e 3 cm
- Cortador quadrado de 5 cm



PASSO A PASSO: 



Figs. 1 e 2. Passe cola branca pouco diluída em toda a superfície da lata para facilitar a aderência da massa de biscuit.


Fig. 3. Para fazer o telhado, corte ao meio uma bola de isopor de 85 mm e passe cola branca igualmente por toda ela, deixando secar.



Figs. 4 e 5. Com papel-alumínio amassado, complete a parte superior da bola de isopor, formando uma estrutura com ponta (telhado da torre) e fixe ao isopor com a ajuda de um palito de bambu.



Figs. 6 e 7. Abra a massa de biscuit e cubra toda a estrutura (bola + alumínio) alisando-a e mantendo-a unida e uniforme (a massa pode ser de qualquer cor, inclusive restos de massa).




Figs. 8 e 9. Passe cola T6000 ou Universal na superfície da tampa e cole a estrutura montada anteriormente. Deixe secar.




Fig. 10. Voltando para o corpo da lata, abra uma massa marrom na espessura de mais ou menos 4 mm.




Figs. 11 e 12. Com a ajuda de um cortador ou tesoura, corte um retângulo de massa para fazer a porta do castelo (o tamanho pode variar de acordo com o tamanho da sua lata). Aqui foi usado cortador de 6 cm.


Fig. 13. Posicione o retângulo e cole-o na lata com cola branca.



Fig. 14. Com o auxílio de uma agulha, divida a porta marcando 4 tábuas (cuidado para não cortar a massa) e com leveza faça ranhuras nelas, imitando madeira.


Figs. 15 e 16. Corte 2 tiras de 1 cm de largura e cole sobre a porta com cola branca. Marque ranhuras com agulha como anteriormente.


Fig. 17. Para o batente, abra a massa em uma espessura média de 6 a 7 mm (mais grossa do que a da porta).


Figs. 18 e 19. Corte tiras de 1 cm e cole com cola branca, formando os batentes da porta.


Fig. 20. Repita o processo de ranhuras utilizando agulha. 


Fig. 21. Para a fechadura, recorte um quadrado de massa preta bem pequeno e cole com cola branca no meio da porta.



Figs. 22, 23 e 24. Para a maçaneta, faça um rolinho comprido, gire-o formando uma argola, cole no quadrado preto colocado na porta e arremate com uma bolinha preta (sem medida).



Fig. 25. Com cortador redondo de 5 cm, corte um círculo para a janela (com a mesma espessura do batente da porta).



Fig. 26. Com um cortador redondo de 3 cm, corte o centro do círculo, formando um círculo vazado.



Figs. 27 e 28. Corte um círculo de espessura fina de 3 cm de diâmetro (mesma medida do vazado da janela) e cole na lata com cola branca,  posicionando acima da porta.



Figs. 29 e 30. Cole o círculo de massa marrom sobre o branco, com cola branca, fazendo a junção com pincel modelador e água (é ideal fazer esse processo em todas as junções da peça, para evitar que se afastem após a secagem).

 


Figs. 31 e 32. Corte uma tira de 1 cm de largura na mesma espessura do batente e cole em cruz no centro do círculo, formando a grade da janela.













Fig. 33. Com a agulha, faça ranhuras na janela, observando o sentido da madeira.


Fig. 34. Faça microbolinhas de massa preta e cole na porta com cola branca, imitando pregos. Nesta peça, foram colocadas 3 bolinhas em cada tábua, na horizontal.


Fig. 35. Abra massa cinza e marque com marcador de pedra ou texturizador.











Fig. 36. Com o auxílio do papel-alumínio amassado, faça algumas texturas nas pedras, pressionando com cuidado sobre a massa.




Fig. 37. Cole com cola branca a massa cinza texturizada por todo o restante da lata.













Fig. 38. Arremate as emendas com a ajuda de pincel modelador e água.

Fig. 39. Se necessário, reforce as marcações com a ajuda de uma esteca. Deixe secar novamente a peça toda para a pintura.











Figs. 40 e 41. Com giz pastel marrom, pinte os veios da madeira, seguindo o sentido dos mesmos.











Figs. 42 e 43. Deposite mais cor em locais de sombra, onde as partes da porta se unem.











Fig. 44 Com giz pastel cinza e pincel macio, “suje” as pedras, passando levemente o giz pastel, que adentrará as texturas feitas com papel-alumínio.












Fig. 45. Com pincel de ponta fina e giz pastel cinza e pouco preto, passe a cor entre as pedras.


Fig. 46. Após seca a tampa, abra a massa marrom e corte com o cortador de pétalas.


Fig. 47. Corte a tira de pétalas ao meio para formar fileiras de telhas.


Figs. 48 e 49. Cole fileiras de telhadinhos sobrepondo as partes. Inicie na parte plástica da tampa usando cola Instantânea.


Fig. 50. Faça várias camadas até o topo, colando com cola branca, sem deixar espaço entre as camadas. Pode-se isolar a tampa do corpo da lata com plástico, para que não se grudem.













Fig. 51. Finalize no topo alisando, mantendo a ponta moldada anteriormente.


Figs. 52 e 53. Para a rosa que enfeita o castelo, faça um rolinho e achate.



Figs. 54 e 55. Enrole até o final, formando um “rocambole”. Para as pétalas, faça uma bolinha e achate.











Figs. 56 e 57. Vá encaixando as pétalas uma a uma, sobrepondo à anterior até que se complete a rosa (a quantidade de pétalas pode variar).



Figs. 58 e 59. Para as folhas, pegue uma pequena quantidade de massa verde, faça uma gotinha e achate.



Figs. 60 e 61. Com a ajuda de uma esteca, faça ranhuras na folha.


 Figs. 62 e 63. Para decorar a porta, faça uma minhoquinha comprida com massa verde e cole com cola branca aleatoriamente pela porta, lembrando uma trepadeira. 


Figs. 64 e 65. Espalhe as folhas pela trepadeira, colando com cola branca.




Figs. 66 e 67. Faça o mesmo com as rosas, sempre usando cola branca.


Figs. 68 e 69. Para o musgo, passe um pouquinho de cola branca e cole um pedacinho de massa verde e, com uma esteca de ponta, vá dando batidinhas para furar a massa.



Figs. 70 e 71. Repita esse processo em outros lugares da peça. Procure fazer entre pedras ou entre batentes da porta e da janela.


Figs. 72 e 73. Faça uma tira de aproximadamente 7 mm de espessura com o comprimento da porta e aplique a textura de pedra.



Figs. 74 e 75. Cole o degrau na porta com cola.



Fig. 76. Proceda à pintura como feito anteriormente nas paredes do castelo.


Figs. 77 e 78. Com giz pastel e pincel fino, faça sombreamento nas partes internas das rosas e folhas, com tom mais escuros que os originais.


Fig. 79. Entre o interior das grades da janela, esfumace amarelo-claro, para dar a sensação de luz acesa ao fundo.


Fig. 80. Com pincel fino e giz pastel siena, sombreie dentro dos telhadinhos, para dar a sensação de profundidade.

 

Figs. 81 e 82. Para a chaminé no telhado, faça um rolinho de aproximadamente 4 cm e, com pincel modelador, faça um furo na parte superior.


Figs. 83 e 84. Texturize a chaminé com papel-alumínio amassado e faça um corte na diagonal para encaixe no telhado.


Figs. 85 e 86. Passe cola Instantânea e cole no telhado, ajeitando com a ponta dos dedos.



Figs. 87 e 88. Para o passarinho, pegue 0,5 g de massa azul, faça uma gotinha, achate e torça para cima como uma vírgula.












Figs. 89 e 90. Para a asinha, faça uma pequena gotinha, achate e cole sobre o corpo. Em seguida, marque as penas com uma esteca. Para o bico, faça uma gotinha com massa laranja e cole.













Figs. 91 e 92. Para o corpo da boneca, faça um triângulo de 1,8 g, com os cantos arredondados, na cor amarela. Para a cabeça, faça uma bolinha pouco alongada de 2,1 g na cor pele.


Fig. 93. Una as duas partes com cola e palito de bambu.


Figs. 94 e 95. Com uma tira fininha de massa amarela, faça uma golinha para o vestido e marque a frente do vestido com a esteca.



Figs. 96 e 97. Para o cabelo, abra massa preta bem fininha e posicione na altura da franja. Cubra até a parte de trás da cabeça. Retire o excesso, alise e marque os fios da franja com a esteca. 




Figs. 98 e 99. Para cada perna, pese 0,7 g de massa branca, faça um rolinho e dobre na altura dos joelhos e dos pés.


Fig. 100. Cole o corpo no degrau, cole a cabecinha encostada na porta, entrelace as perninhas e cole no corpo, tudo com cola branca.


Figs. 101, 102 e 103. Abra uma tira fina de massa amarela, posicione sobre as pernas e lateral do corpo, una com pincel modelador e água e marque verticalmente com esteca.


Fig. 104. Para a cabeça da raposa, faça uma lágrima sem ponta com 0,4 g de cor laranja.


Figs. 105 e 106. Para o corpo da raposa, faça uma lágrima de 0,8 g e prolongue a ponta.




Figs. 107 e 108. Entorte a ponta prolongada para dentro e cole a cabeça no corpo com cola branca.


Figs. 109 e 110. Com uma porção mínima de massa, faça duas gotinhas, achate, marque a parte interna das orelhas com uma esteca e cole na cabeça com cola branca.


Fig. 111. Cole no degrau com a cabecinha deitada no colo da boneca, com cola branca.


Figs. 112 e 113. Para os braços da boneca, faça dois rolinhos com 0,2 g cada um e achate na ponta. Com uma esteca, marque o dedo polegar.


Figs. 114 e 115. Faça duas lágrimas com massa amarela para as mangas pesando 0,2 g cada uma. Faça um furo com o pincel modelador e encaixe os braços.


Fig. 116. Cole os braços com cola branca, posicionando como desejado.


Fig. 117. Corte uma tira bem fina vermelha e cole em cima da cabeça como uma tiara.


Figs. 118 e 119. Para o cabelo, faça tiras bem fininhas com massa preta e ondule-as com as pontas dos dedos.



Fig. 120. Cole os cabelos nas laterais da cabeça.



Fig. 121. Com tinta PVA branca, preta e rosa, e blush, finalize a pintura. Botinhas e olhos da boneca pretos, focinho e olhos da raposa pretos. Na meia da boneca, faça listras rosa e na ponta do rabo da raposa pinte de branco. Após secos, finalize com verniz spray.




Foto da peça finalizada





Um comentário:

Postar um comentário