segunda-feira, 29 de outubro de 2018

PAP - CARTEIRA DE ORINUNO

Esse passo a passo é de um dos participantes da sexta edição da promoção DIVULGUE SEU TALENTO. Aproveite as dicas e técnicas da Grazy e solte a imaginação.

SOBRE A ARTESÃ:

Oi, me chamo Grazy Lambertine e já começo falando que minha paixão pelo artesanato é um caso bem antigo: sou filha, neta e sobrinha de artesã, passei a minha vida inteira aprendendo um pouco de tudo, então já dá para saber que está no meu sangue esse mundo que tanto amo. Desde meus 7 anos, mais ou menos, já tenho meu material separado, e sempre tive vontade de ensinar para o mundo tudo que eu sabia, então em 2014 criei meu canal no youtube com o intuito de ajudar quem está começando e quem precisa de uma renda extra, e no meio dessa trajetória toda também tive a oportunidade de me tornar professoa de bijuteria em uma loja no Rio de Janeiro. Hoje com meus 24 anos posso dizer que o artesanato me move, não é meu emprego principal, mas é parte da minha genética e quero passar para minha geração e para a geração de quem me acompanha e me dá força pra continuar.

ONDE ENCONTRAR A GRAZY:

Facebook Grupo: https://www.facebook.com/groups/napontadolapis/
Youtube: https://www.youtube.com/napontadolapis

SOBRE A PEÇA:

A ideia saiu vendo uma carteira que meu cunhado tinha de origami (dobradura em papel), e como eu sou a louca dos tecidos, por quê não fazer com tecido? Pesquisei e vi que é uma tecnica bem comum chamada de Orinuno que significa dobradura em tecido.
Trouxe então essa peça por conta de ser fácil, barata e rápida para fazer, é ótima para quem quer começar sem investir muito, com alguns retalhos que você tem em casa já consegue realizar e já transformando em dinheiro o que pode estar parado. Optei pelo uso da Tekbond pelo fato de dar um acabamento ótimo e durabilidade para peça, fazendo assim o seu futuro cliente ter confiança no seu trabalho.

MATERIAS NECESSÁRIOS:

Tecido 100% algodão cortado no tamanho de 27x27cm
Álcool
Água
Colher (para fazer a medida)
Pincel
Tesoura (para corta o tecido)

PASSO A PASSO:

1. Vamos começar com a mistura caseira para impermeabilizar o tecido. A mistura vai ser 2x a medida de cola, 1x a medida de água e ½ medida de álcool. Coloque tudo num recipiente com tampa para guardar o que sobrar. Misture até fica homogêneo, assim que estiver pronto, aplique em todo tecido e espere secar totalmente.


2. Assim que o tecido estiver totalmente seco, verifique se não tem nenhuma linha pra fora (se tiver corte) e passe com o ferro para ficar o mais liso possível.


3. Vamos começar a dobradura ligando as pontas para marca o meio, com a estampa principal para baixo.


4. Pegue as pontas que estão de frente uma para outra e levar até a marcação que fizemos no meio, para ficar marcado igual a foto abaixo.


5. Agora vamos começar a da forma, vire a estampa principal para cima, pegue as pontas da ultima dobra e leve até a primeira marcação e depois dobre novamente para fazer uma aba.


6. Feito isso, vire novamente a estampa principal para baixo, pegue as abas que você fez e leve até a marcação do meio.


7. Deixe a peça em pé para você como a foto abaixo, dobre até a marcação descrita na foto (aonde tem uma ponta), repida nos dois lados mesmo que uma passe por cima da outra.


8. Pegue a parte que ficou para cima e dobre a ponta para a parte de dentro da dobradura, e encaixe essa mesma parte dentro da que está dobrada, como na foto.


9. Seu trabalho vai ficar exatamente assim, a 1° foto é a parte de dentro e a 2° a parte de fora.


10. Dobre ao meio e reforce as dobras.


11. Para finalizar cole com a cola de silicone todas as partes que possam soltar com o uso continuo para garantir a durabilidade.


12. E sua peça fica exatamente assim, com compartimento dentro, em cima e nas pontas, um chame não é mesmo!?



NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DA TEKBOND!

Nós estamos preparando outras novidades para este ano. E sabe por quê? Porque queremos conhecê-lo, revelar o seu trabalho para o resto do mundo e te dar um presente superespecial. Por isso não deixe de acompanhar os nossos canais:
 Facebook
 Instagram
 Twitter
 YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário