segunda-feira, 7 de novembro de 2016

PAP - PORTA CARTAS ORGANIZADOR

Este passo a passo é de um dos participantes da quarta edição da promoção DIVULGUE SEU TALENTO COM A TEKBOND E O ATELIÊ NA TV. Aproveite as dicas e técnicas da Jaqueline e solte a imaginação.

SOBRE A ARTESÃ:
Me chamo Jaqueline, tenho 41 anos e moro em Fortaleza no Ceará. O artesanato entrou na minha vida ainda na adolescência; eu gostava de decorar as festinhas de aniversário das minhas sobrinhas e de preparar lembrancinhas pra presentear nas datas comemorativas. No início, todo o artesanato que eu fazia era bem restrito aos familiares, só depois que casei e tive filhos que essa área ganhou mais amplitude na minha vida, então criei o nome Artedivini em homenagem a eles (Diego e Vinicius). Hoje trabalho com artesanatos variados (placas de porta, maternidade, personagens, lembrancinhas), o E.V.A. é meu carro chefe, adoro essa borrachinha versátil, mas às vezes me aventuro em outros tipos de material. O artesanato é algo encantador e além de apaixonante é uma terapia maravilhosa.

SOBRE A PEÇA:
Criei essa peça a partir de uma necessidade que vi dentro da minha própria casa. As chaves não tinham um local certo, ficavam sempre jogadas pelos móveis e muitas vezes se perdiam. O mesmo acontecia com as correspondências e os recadinhos eram colocados na geladeira, televisão. Pensei então em criar um utensílio que organizasse e decorasse o ambiente. Daí surgiu esse porta cartas organizador. Ele mede 52x19cm.

COMO FALAR COM A MARCELA:
Facebook: https://www.facebook.com/ARTEDIVINI 
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-E.V.A. de 2mm na cor marrom escuro
-E.V.A. de 4mm na cor marrom claro
-E.V.A. de 1mm (estilo cortiça) na cor pele
-E.V.A. de 1 mm nas cores rosa,vinho,verde claro,laranja e branco
-Tecido estampado
-3 ganchos de metal
-3 pregadores de roupa (de madeira) tamanho grande
-2 lacres de lata
-Tinta acrílica nas cores vinho,verde claro,verde escuro,laranja e marrom escuro
-Prime para metais
-Caneta permanente azul
-Cola branca PVA extra Tekbond
-Cola de artesanato número 2 – Tek bond
-Pincel chanfrado
-Tesoura,Estilete,Régua
-Lapiseira ou palito de churrasco para riscar o E.V.A.

*Clique aqui para fazer o download do molde.

PASSO A PASSO:
1. Recorte 1 retângulo de 52x19 cm no E.V.A. marrom escuro(2mm), 2 retângulos de 49x16cm, sendo um no E.V.A. marrom claro(4mm) e outro no E.V.A. pele (cortiça), 3 retângulos de 12x8cm no E.V.A. verde, vinho e laranja (1 em cada cor), 1 tira de 16x3cm no E.V.A. marrom escuro, 1 quadradinho de 5x5cm no E.V.A. branco, 2 retângulos de 5x3cm no E.V.A. marrom escuro, 1 tira de 23x4cm no E.V.A. vinho.

2. Com o molde do porta cartas, desenhe e corte no E.V.A. marrom claro(4mm) e depois cole suas peças usando a cola de artesanato número 2 da Tekbond. Em seguida cubra as laterais e parte da frente do porta cartas com tecido usando cola branca PVA extra da Tekbond. Faça esse mesmo processo com tecido no quadradinho de E.V.A. branco. Enquanto seca, vamos preparando as outras peças.

3. Ainda com os moldes desenhe e corte no E.V.A. rosa, o triângulo.

4. Passe o prime nos lacres de lata e após secar pinte- os com tinta marrom escuro. Pinte os pregadores de roupa com tinta acrílica.
 

5. Cole os retângulos de E.V.A. marrom claro (4mm) e E.V.A. pele (cortiça) um no outro com cola de artesanato número 2 Tekbond e faça um sombreamento com tinta marrom escuro. Faça sombreamento também nos retângulos de E.V.A. colorido e no triângulo com as cores respectivas.

6. Faça pequenos sombreamentos na parte superior e inferior do retângulo marrom escuro simulando pequenas tábuas de madeira. Após secar cole o retângulo menor em cima desse com cola de artesanato número 2 Tekbond, centralizando bem. Faça o mesmo sombreamento em uma das tiras marrom escuro.
 

7. Usando o molde da cartinha, desenhe e recorte-a no E.V.A. branco, em seguida cole suas laterais e sua aba com cola de artesanato número 2 Tekbond. Faça pequenos tracinhos nas bordas da cartinha com caneta permanente e decore a gosto.

8. Depois de seco, recorte o excesso de tecido do porta cartas, cole na frente o triângulo rosa e no fundo a tira vinho, faça um acabamento na parte superior com uma tirinha de E.V.A. vinho e cole na frente a cartinha.

9. Recorte o excesso de tecido do quadradinho branco, faça um rolinho que encaixe uma caneta e faça acabamento com tirinhas de E.V.A. vinho. Cole os ganchinhos na tira de E.V.A. marrom e cole por cima a outra tira que foi feito o sombreado. Tudo com cola de artesanato número 2 da Tekbond.

10. Cole os lacres de latinhas nos pequenos retângulos marrom escuro e em seguida cole-os atrás da placa. Monte seu porta cartas organizador conforme o modelo, colando todas as peças com cola de artesanato número 2 Tekbond.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito útil... Já quero um... cada detalhe muito bem pensado.. Parabéns! Como faço?

Unknown disse...

Excelente. ..unindo o útil ao agradável e belo

Aldiana disse...

Peça útil ,criativa e bela.Parabéns!

Postar um comentário