segunda-feira, 7 de novembro de 2016

PAP - LUMINÁRIA TEMÁTICA

Este passo a passo é de um dos participantes da quarta edição da promoção DIVULGUE SEU TALENTO COM A TEKBOND E O ATELIÊ NA TV. Aproveite as dicas e técnicas da Sarita e solte a imaginação.


SOBRE A ARTESÃ:
Olá! Eu sou Sarita Thimotheo e trabalho com a arte da modelagem há quase 20 anos. Apaixonada por trabalhos manuais desde criança, conheci o biscuit aos 16 anos, quando vi uma revista da grande artista Anna Modugno em uma banca. Foi amor a primeira vista! Comprei a revista e nela aprendi a fazer a massa. Comecei decorando potes e fazendo ímãs de geladeira, era um hobby. Mas logo as encomendas começaram a surgir e eu passei a me dedicar à minha arte em tempo integral. Desde então eu vivo somente do biscuit. Vendo minhas peças e ministro aulas presenciais e on line.

SOBRE A PEÇA: 
Quando decidi participar do concurso, meu objetivo era inovar. Eu já tinha visto na internet muitas luminárias artesanais, mas nada adaptado ao biscuit e nem parecido com o que eu queria. Justamente por isso segui em frente com o projeto. Eu não queria fazer nada que alguém já tivesse feito. Eu gosto de criar, e eu quis fazer algo que fosse não só bonito, mas também útil. Então junto com meu marido, bolamos uma peça temática dos Pokemóns, que é o tema sensação do momento. Com essa peça eu passei pela primeira etapa. Pra segunda etapa eu mantive o projeto da luminária, porém eu quis trazer um tema mais lúdico. Então escolhi Alice.

COMO FALAR COM A SARITA:

Facebook: https://www.facebook.com/artedemassa 
Instagram: @saritathimotheo



MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Cola PVA branca
- Cola instantânea n°2 e 3
- 2,5 metros de cano de PVC de 1/2
- 4 curvas de PVC para cano de 1/2
- 1 meia curva para cano de 1/2
- 2,5 m de fio
- 1 flecha para tomada
- 1 soquete para lâmpada
- 1 lâmpada de led
- Tinta spray dourada
- Ovo de isopor de 250 gr
- Xícara de plástico grande
- Furadeira e broca 6
- 1 bola de isopor n°50 
- Rendas de biscuit
- Massa de biscuit nas cores branco, azul claro, amarelo ocre claro, preto, vermelho, cinza
- Balança de precisão
- Estecas de corte, agulha, boleador
- Pincel modelador
- Miniatura de chave
- Tinta acrílica ou caneta hidrocor preta
- Fita de manicure

PASSO A PASSO: 

1- Para o suporte da lâmpada, vamos usar uma xícara de plástico. Ela precisa ter no mínimo 20 cm de diâmetro. Com uma furadeira ou micro retífica, faça um pequeno furo no fundo da xícara. Com a tinta spray dourada da Tekbond, pinte toda a xícara, por dentro e por fora. Dê quantas demãos forem necessárias para que fique com a cor uniforme.

2 – Com a tinta completamente seca, abra a massa de biscuit branca em uma espessura de 2 mm. É importante que não fique muito grossa nem muito fina. Cubra a parte externa da xícara. Não precisa colocar cola. Cubra toda a volta deixando a alça de fora. Alise com a palma das mãos, não deixe bolhas nem emendas. Deixe secar por pelo menos 1 hora. Cubra o fundo com a massa branca, não esquecendo de deixar o furo aberto.

3 – Alise bem as emendas com um rolinho e depois passe os dedos molhados. É importante que fique bem liso, sem nenhuma marquinha. Pinte com o spray dourado uma renda de biscuit. Espalhe bem com um pincel ou com os dedos cola PVA extra da Tekbond por toda a volta da xícara. Com cuidado, vá apertando a renda contra a xícara, usando a palma das mãos. Aperte bem e não deixe pontas soltas.

4 – Se sobrar renda, corte fora. Deve ficar assim. Deixe secar por 48 horas antes de manusear novamente.

5- Para a estrutura, vamos usar 1,5 m de cano de PVC de 1⁄2 polegada. Corte nas seguintes medidas: 1 pedaço de 50 cm, 1 de 25 cm e 4 de 12 cm cada. Vamos precisar também de 5 curvas e de 1 meia curva, todas para cano de 1⁄2 polegada. Pinte tudo com spray dourado e deixe secar. Encaixe as curvas nos canos de 12 cm formando um quadrado. Observe que a última curva fica virada para cima. Para a parte elétrica, vamos precisar de 2,5 m de fio. Em uma das pontas do fio, coloque uma flecha para tomada. A outra ponta, passe por dentro do suporte. Encaixe o cano de 50 cm na curva que ficou para cima. O fio vai seguir por dentro dele e sair lá em cima. Deixe um pedaço grande sobrando em cima, pois no final ele ainda terá que passar por mais um cano em direção a lâmpada. Para melhor sustentação da estrutura, cola todas as curvas nos canos com adesivo instantâneo n2 da Tekbond.

6 – Para o bule vamos usar um ovo de isopor no tamanho 250 gr. Cole as partes e faça um furo na parte de baixo do tamanho que encaixe no cano. Corte a ponta, separando o que será a tampa do bule.

7 - Para a base do bule, modele uma bolinha achatada com 60 gramas de massa branca, deixando mais alta no centro. Abra um furo no meio para encaixar no cano.

8 – Aplique um pouco de adesivo instantâneo n 2 no cano e encaixe a base. Aperte bem a massa contra o canos e alise para não deixar folga. Abra massa branca na mesma espessura feita para a xícara e encape o bule. Encaixe ele no cano, colando na base.

9-Fure a tampa do bule e forre com massa branca. Cole a tampa no bule.

10 - Corte 10 cm de tarugo de isopor de 25mm. Corte na diagonal um dos lados para formar o bico do bule. Encape com massa branca e cole no bule. Deixe secar por 24 horas. Para a alça, faça um rolinho grosso com 85 ramas de massa branca. Curve as pontas e deixe secar por 48 horas, virando de vez em quando pra secar uniformemente.
11- Faça um rolo de massa e passe ao redor da emenda do bico. Tire da extrusora com o bico redondo maior uma tira de 30 cm. Deixe secar esticada por 24 horas. Alise com o rolinho a tira ao redor da emenda. Alise mais com os dedos molhados para que fique liso e uniforme.

12 – Cole a renda dourada da mesma maneira que foi feito na xícara.

13 - Para o corpo da boneca, faça uma bolinha de 75 gramas com a massa azul bebê. Achate grosseiramente, deixando um dos lados mais gordinho. Deve ficar assim. Envolva no cano unindo na parte da frente. Modele com os dedos deixando a parte da cintura mais fina. Puxe a massa para formar os ombros e o quadril.

14 - De perfil deve ficar assim de frente. De lado. De costas

15 – Para a cabeça da Alice, pague uma bola de isopor n 50 e fure no meio, utilizando o próprio cano. Faça uma bolinha com 70 gramas de massa pele e achate. Aperte a massa contra a bolinha.

16-Puxe a massa para baixo cobrindo toda a bola. Tire a massa das cavidades, deixando o furo aberto. Alise a massa e marque a área dos olhos com o dedão, deixando bem bochechudinha.

17 - Com o rolinho ou o cabo de um pincel, fure os olhos. Marque a boca com o marcador de boca médio. Faça duas bolinhas pretas bem pequenas. Passe cola nos furos e encaixe as bolinhas. Pinte os cílios e o sobrancelha.

18- Voltando ao bule, aplique cola instantânea n2 Tekbond em toda a borda da tampa. Pinte de dourado a tira que foi retirada da extrusora e cola na borda da tampa, dando acabamento. Para as pernas, faça dois rolinhos com 25 gramas cada de massa branca. Deixe mais gordinho em uma das pontas.

19 – Achate o lado mais gordinho, formando o pé. Deixe secar por 12 horas. Depois do tempo de secagem, marque os locais exatos de onde serão feitas as listras da meia. Utilizei aqui uma fita adesiva bem fininha, usada para decoração de unhas. Depois de marcar todas as listras com a fita, pinte por dentro com tinta acrílica preta.

20- Deixe secar completamente e então retire as fitas. Para o sapato, faça 2 rolinhos gordos com 14 gramas de massa preta. Aperte com o dedo indicador, deixando uma bordinha mais grossa na ponta.

21 - Deve ficar assim.

22 - Espalhe cola PVA extra na cavidade e encaixe o pé. Faça um rolinho achatado preto e cole em cima do pé. Aplique cola instantânea n2 nos encaixes do quadril.

23 - Cole as pernas na posição da foto. Para a saia, abra a massa fina e corte um retângulo de mais ou menos 20 cm. Use a cor azul bebê. Faça dobrinhas em um dos lados, formando o franzido.

24 - Cole a saia em toda a volta da cintura. Tire as emendas com o rolinho e depois passando os dedos molhados. Corte um quadrado na massa branca e cole na saia, formando o avental.

25- Corte um quadrado menor e duas tiras para fazer o peito do avental. Cole no corpo e alise as emendas. Deixe bem lisinho, o acabamento precisa ser limpo. Corte um coração na massa branca. Cole no corpo formando a gola. Faça uma tira fininha e passe ao redor da cintura.

26 – Decore colando um laço no pescoço e corações de resina no avental. Para os braços, faça dois rolinhos com 10 gramas de massa pele, deixando um lado mais gordinho e afinando o pulso. Achate a parte gordinha e corte um “v” formando o dedão.

27 – Em uma das mãos, cole a chave de metal. Para as mangas do vestido, faça duas bolinhas com 10 gramas de massa azul bebê. Achate levemente e com o rolinho faça uma cavidade para encaixar os braços. Cole os braços nas mangas e as mangas no corpo.

28 – Para a parte de trás do cabelo, faça uma bolinha com 80 gramas de massa amarelo ocre misturada com branco. Achate, deixando um dos lados mais gordinho. Cole na parte de trás da cabeça, deixando assim. Para a franja, faça um rolinho com 22 gramas de massa e aperte no meio. Achate.

29- Achate e deixe nesse formato.




30- Cole na parte da frente e alise a emenda com a parte de trás. Faça um rolinho achatado preto e cole no cabelo, formando a tiara. Para as calças do coelho, modele um cone com 20 gramas de massa cinza. Envolva no cano a exemplo de como foi feito com o corpo da Alice.




 31 – Faça duas coxinhas de 8 gramas cada com a massa cinza para as pernas. Cole as pernas nas laterais das calças e alise as emendas. Para os pés, faça duas coxinhas achatadas brancas, cada um com 5 gramas de massa. Marque com a faquinha os dedinhos.




 32- Faça as mãos da mesma forma que foi feita a mão da Alice. Use 4 gramas de massa para cada uma e marque os dedinhos com a faquinha. Para a blusa, use massa vermelha e repita o que foi feito com a calça, porém, posicione o cone ao contrário. Cole na calça. Para os braços, faça 2 rolinhos de 6 gramas cada e cole no corpo. Cole as mãos nas mangas. Corte 2 retângulos de massa branca e cole um na frente e outro nas costas. Cole um coração vermelho na frente.




 33 – Faça uma tira com 15 cm de comprimento e 3 cm de largura. Vá dobrando ela como mostra a foto. Cole ao redor do pescoço. Para a cabeça do coelho, faça um rolo gordinho com 45 gramas demassa branca. Achate as laterais suavemente e puxe um pouco da massa para cima, deixando o focinho mais alto.




34 – Marque o focinho com a faquinha, abra a boca com o boleador e marque a área dos olhos com os dedos. Preencha as cavidades dos olhos com rosa claro e duas bolinhas pretas. Cole um pedaço de massa vermelha dentro da boca. Cole a língua com massa rosa e os dentinhos também.




35 - Para as orelhas, faça duas coxinhas achatadas. Sobreponha duas coxinhas menores rosa claro no meio. Cole no topo da cabeça. Para os óculos do coelho, faça dois rolinhos de massa preta e passe ao redor da esteca lápis mais grossa do conjunto. Uma as pontas e deixe secar algumas horas. Separe a ponta dos fios e descasque um pedaço.




36- Coloque um pedaço de massa branca na parte de trás da cabeça do coelho e una com a parte da frente. Cole a meia curva na ponta do cano e cole o cano de 25cm do outro lado. Na ponta do cano de 25cm cole a última curva. Cole a xícara na curva, passando o fio pelo furo. Prenda a parte descascada de cada ponta nos parafusos do suporte para lâmpada. Depois, cole o suporte no fundo da xícara, usando adesivo instantâneo n 3. Retire os aros do óculos da esteca e faça um rolinho preto curvado.





37 – Cole o rolinho no meio, unindo os aros. Alise as emendas. Para o relógio, corte um círculo com 4 cm na massa branca com 3 mm de espessura. Faça uma tira achatada e deixe ambos secando por 24 horas. Pinte a tira com spray dourado. Cole a tira ao redor do círculo e faça o acabamento com um rolinho e 1 bolinha, conforme mostra a foto. Deixe seca.




38 – Pinte de dourado e desenhe os números e ponteiros com caneta gel preta. Cole uma corrente no relógio e pedrinhas para dar acabamento.




39 – Finalize colando o óculos e o relógio no coelho. Se desejar, pode colocar pedrarias para decorar ainda mais a peça. 


29 comentários:

Viviane Malheiros disse...

Amei.

Gabriela disse...

Lindo..

EU VOU CONSEGUIR!!!!!!!!!!!! disse...

Lindoooooooooo

deise di lascio disse...

Lindíssimo trabalho!!!!! Muito criativo. Prarabéns!!!!

Maravilhas do Biscuit disse...

Sucesso total. Amei! DICAS preciosas. Obrigada, Sarita.

andreia cardoso disse...

sarita que lindo.

Andrea Viana Lopes Carrijo disse...

Muito lindo! Amei! Parabéns!

Andrea Viana Lopes Carrijo disse...

Muito lindo! Amei! Parabéns!

Andrea Viana Lopes Carrijo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Viana Lopes Carrijo disse...

Muito lindo! Amei! Parabéns!

Honisgley Fonseca disse...

Muito lindo !perfeito

Unknown disse...

Maravilhosa essa peça!!! parabens

nupe disse...

Lindíssima! Parabéns, Sarita, pela criatividade, dedicação e talento.

Renata Lima disse...

Maravilhosa! Parabéns Sarita, amei

Unknown disse...

Adorei!!😍

Tanilla Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tanilla Santos disse...

Adorei !!!!

Sara Silva disse...

Maravilhoso como tudo q vc faz.

Marcia disse...

Sarita mãos de fada, tudo o que vc faz com seu talento e amor fica maravilhoso!

Mirian Cirineu disse...

Perfeito

rafael disse...

Muito lindo o trabalho, bem explicado, adorei!

Fabiana Andrade disse...

Lindo, parabéns!

Rosanne Ribbeiro disse...

Amei, amei, amei Sarita. Suas peças são incríveis

Unknown disse...

Parabéns !! ficou linda d+ uma luxo, vc tem mãos de fada , suas peças são perfeitas eu adoro. sucesso ai estou torcendo por vc.

Paulaartesbiscuit disse...

Perfeita como todas as peças que ela faz parabéns

Laiza Neves Duarte disse...

Quanta criatividade e talento. Parabens Sarita por este lindo trabalho e pelo dom maraviloso..

Pedro disse...

Perfeito, como sempre!!!!!!!

Amanda accioly accioly disse...

Perfeitoooo,lindo,otima ideia...lindo e perfeito

Drika Fazendoartes disse...

arrazouuuuuuuu linda a peça...

Postar um comentário