sábado, 17 de outubro de 2015

PAP - SUPORTE PARA VASO MOSAICO

Este passo a passo é de um dos participantes da terceira edição da Campanha Divulgue Seu Talento com a Tekbond e o Ateliê na TV. Aproveite as dicas e técnicas do Fernando e solte a imaginação.

SOBRE O ARTESÃO:
Fernando Mota começou a trabalhar com mosaico há cerca de um ano e meio, quando participou de um projeto de muralismo em São Paulo e se encontrou dentro do mundo do mosaico. Depois de um tempo, ele percebeu que poderia agregar outros materiais ao mosaico e, além disso, materiais reaproveitados, que são atualmente a base de seus trabalhos, como é o caso da peça produzida para a terceira edição da campanha "Divulgue Seu Talento".

SOBRE A PEÇA:
A peça pode ser utilizada como prato de vaso para plantas de jardim ou, se preferir, você pode colocar um simples fundo de madeira e transformá-la em um lindo e personalizado prato para ração de cachorros de grande porte, uma vez que pesa entre 5 a 6 quilos.  

COMO FALAR COM O FERNANDO: 
Facebook: https://www.facebook.com/ramirez.abelha
Instagram: https://instagram.com/fernandolmpaula/

MATERIAIS NECESSÁRIOS: 
- Pincel;
- Alicate Torquês com roldana de tungstênio;
- Alicate Torquês de bico corte;
- Cortador de cerâmicas e porcelanato;
- Super Cola Universal Tekbond;
- Super Color Primer Tekbond;
- Super Color Geral Vermelha Tekbond;
- PUFIX Cinza Tekbond;
- Tela de fibra de vidro;
- Óculos de proteção;
- Luvas;
- Cerâmica rústica; 
- Panela de roda de automóvel usada;
- Lixa para ferro;
- Plástico;
- Um pano velho.

PASSO A PASSO: 

1. Selecione as cerâmicas, que podem ser sobras de obras que você tenha feito em casa, desde que não tenham sido utilizadas com argamassa. Utilizando óculos de proteção e o cortador de cerâmicas, corte em tiras de 1,5 cm as cerâmicas na quantidade necessária. Isso vai depender do tamanho da cerâmica;

2. Depois, corte com a mesma medida de 1,5 cm obtendo pequenos quadradinhos;
   
3. Recorte a tela de fibra de vidro em tiras de 3,5 cm. Coloque as luvas e, com o alicate Torquês com roldana, corte alguns quadradinhos na diagonal, obtendo pequenos triângulos necessários para a montagem do mosaico. Acerte os triângulos com o alicate Torquês de bico corte. Se for necessário, corte até completar o mosaico que dê para envolver totalmente a panela de roda; 
  
4. Na montagem do mosaico, você vai precisar colocar o plástico em uma superfície lisa (pode ser uma mesa). Sobre a mesa, coloque o pedaço da tela de fibra de vidro que você recortou e com um pincel passe uma pequena quantidade de Super Cola Universal Tekbond e comece a montar o seu mosaico conforme a foto abaixo;

5. Pegue a panela de roda (você pode encontrar facilmente esse material em ferro velho ou desmanches de automóvel) e lixe com a lixa de ferro para retirar o excesso de ferrugem. Limpe bem com um pano. Depois de lixar e limpar, aplique a Super Color Primer Tekbond e espere de 15 a 20 minutos até secar totalmente. Após a secagem do primer, aplique a Super Color Geral Vermelha Tekbond e espere o tempo de 15 a 20 minutos até secar totalmente;

6. Depois de seco, aplique uma pequena quantidade do PUFIX Cinza Tekbond e espalhe na base inferior da panela de roda;                        

7. Aplique as tiras do mosaico que você fez anteriormente sobre o PUFIX Cinza Tekbond. Pressione um pouco para que fixe na peça. Depois de seco o PU FIX Cinza Tekbond, é hora de aplicar o rejunte preto por toda a base inferior da peça, cobrindo todo o mosaico. Retire o excesso com um pano seco.

*IMPORTANTE: o tempo de secagem do PUFIX Cinza Tekbond leva, no mínimo, 12 horas para que esteja em condições de manuseio).


8. Está pronto seu prato para vaso de planta. Pode-se colocar em uma base ou diretamente no chão, como preferir! :) 

6 comentários:

Rodrigo Oliveira disse...

Muito interessante como podemos reaproveitar as coisas!!
Maravilhoso seu trabalho!! Parabéns!!

Unknown disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho de sustentabilidade!!

De Eskina em Eskina disse...

Ótimo trabalho! Enquanto todos os outro geram resíduos o seu utiliza resíduos!! Uma verdadeira aula de sustentabilidade!! Muito bom mesmo!!

Unknown disse...

Fico feliz por ver que gostaram da minha peça é por perceberem a importância de reciclagem de materiais!! Muito obrigado!

Unknown disse...

Belíssimo resultado do aproveitamento de materiais! Uma peça cheia de conceito e personalidade. Parabéns!

Unknown disse...

Talentoso!
Parabéns!!

Postar um comentário