sábado, 17 de outubro de 2015

PAP - CARTEIRA PORTA CELULAR

Este passo a passo é de um dos participantes da terceira edição da Campanha Divulgue Seu Talento com a Tekbond e o Ateliê na TV. Aproveite as dicas e técnicas da Leila e solte a imaginação.

SOBRE A ARTESÃ: 
Leila Corato tem 49 anos, é formada em Ciência da Computação (UNICAMP), mãe de três filhos (16, 18 e 21) e apaixonada por artesanato. Ela é da cidade de Amparo, interior de São Paulo (SP), mas há quase dois anos está morando na cidade de São Paulo. Aprendeu a fazer crochê e tricô quando criança, mas o artesanato ficou um bom tempo de lado por causa da faculdade e do trabalho. Quando seu segundo filho nasceu, resolveu abandonar a carreira profissional para ser mãe em tempo integral. Desde então, o artesanato foi conquistando lentamente seu espaço. Já fez muita coisa: crochê, tricô, bordado, pintura em MDF, feltro, bijuteria, costura, cartonagem, modelagem em EVA e, agora, que os filhos já estão crescidos, envolveu-se bastante com o EVA. Ela diz que adora misturar técnicas e materiais e o resultado disso foi a idealização de uma técnica utilizando EVA, tecido e cola para fazer bolsas, necessaires, carteiras, entre outros. Batizou-a de "Forração em EVA". As peças são feitas sem a utilização de costura e o resultado é muito bacana. É o artesanato mostrando suas infinitas possibilidades e ela adora tudo isso!

SOBRE A PEÇA: 
A peça foi um desafio que a artesã fez para si mesma, já que queria fazer uma carteira simples e prática para ser usada no dia a dia. Também queria mostrar que o EVA é mais do que um simples material escolar e que podemos fazer uma carteira com zíper sem a utilização de costura. 


COMO FALAR COM A LEILA: 
Facebook: https://www.facebook.com/leila.cristinacaleficorato
Fanpage: https://www.facebook.com/SonhoeArtebyLeilaCorato
Blog: http://sonhoearte-artesanato.blogspot.com.br/

MATERIAIS NECESSÁRIOS: 
- EVA branco (1 mm e 2 mm);
- Cola Branca Tekbond;
- Cola de Silicone Tekbond;

- Tecidos de várias estampas;
- Zíper (45 cm);
- Velcro, tic tac ou botão ímã;
- Passamanaria;
- Botão decorativo.


MEDIDAS: 

- Corte no EVA branco de 2 mm:
Peça 1: base da carteira (22 x 17 cm);
Peça 2: Porta celular (18 x 15 cm);
Peça 3: Alça do porta celular (40 x 3 cm).

- Corte no EVA branco de 1 mm:

Peça 4: porta documento/porta cédulas (15 x 8 cm);
Peça 5: porta cartão (8 x 7,5 cm - 3 vezes).

PASSO A PASSO MONTAGEM DA BASE DA CARTEIRA:

1. Cole a peça 1 sobre o tecido externo da carteira, deixando uma margem de 0,5 cm. Vire e cole o excesso de tecido atrás. Cole o tecido interno sem deixar excesso;

2. Cole o zíper em um dos lados da carteira. Faça picotes no zíper para facilitar a colagem nas partes arredondadas. Repita o procedimento no outro lado da carteira.

PASSO A PASSO MONTAGEM DO PORTA CELULAR:

1. Corte um pedaço de tecido de 20 x 32 cm. Cole a peça 2 sobre o avesso do tecido. Faça a colagem do tecido no EVA como mostra a imagem.

PASSO A PASSO MONTAGEM DO PORTA DOCUMENTO/PORTA CÉDULAS: 

1. Corte um pedaço de tecido de 18 x 17 cm. Cole a peça 4 sobre o avesso do tecido. Cole o restante do tecido sobre o EVA. Refile deixando uma margem de 0,5 cm nas laterais e na base da peça.

PASSO A PASSO MONTAGEM DO PORTA CARTÕES:

1. Corte 3 pedaços de tecido de 9,5 x 18 cm. Repita o passo 3 com a peça 5. Corte um pedaço de tecido de 9,5 x 12 cm e faça uma dobra para o avesso, como mostra a imagem;

2. Cole as peças 3 sobre ele utilizando as margens de tecido de 0,5 cm. Deixe um espaço de 1 cm, na vertical, entre as peças 3 na hora da colagem. Vire o conjunto e cole o excesso de tecido na parte de trás.

PASSO A PASSO MONTAGEM DA ALÇA: 

1. Corte um pedaço de tecido de 42 x 6 cm. Cole a peça 3 sobre o avesso. Dobre o tecido das extremidades e cole. Cole as laterais do tecido em direção ao centro da peça. Faça o acabamento com passamanaria.

PASSO A PASSO FINALIZAÇÃO DO PORTA CELULAR: 

1. Dobre a peça 2 formando um canudo e cole sobre a alça como mostra a imagem. Você pode colocar botão íma, tic tac ou velcro para fechar a alça.

PASSO A PASSO FINALIZAÇÃO DA PEÇA:

1. Cole a peça 3 em um dos lados da carteira utilizando a margem de tecido de 0,5 cm. Cole o porta cartões no outro lado. Faça o acabamento interno com passamanaria. Você pode enfeitar a parte externa da carteira com passamanaria. Cole o porta celular sobre a carteira e está pronta a sua peça! :)

4 comentários:

Unknown disse...

Ótima idéia ! Ficou linda e prática .

Educação Infantil de Pedreira disse...

Ameiiii III! !! Perfeito

Anônimo disse...

muito bom e bonito

Anônimo disse...

muito bom e bonito

Postar um comentário