segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PAP: Bruxinha (EVA)

(Por Sara e Igor - mãe e filho)



Sobre os Artistas:
A história da Sara é bem diferente da maioria das artesãs que iniciam no artesanato quando crianças ou diante de uma dificuldade. Quem introduziu a Sara para dentro do mundo do artesanato foi seu filho, Igor de 15 anos. O rapaz é talentoso por natureza, aí um dia ele encontrou na internet um molde de uma boneca em E.V.A. e disse para a mãe que os dois iriam fazê-la. E fizeram… e não pararam mais. Hoje os dois são artesões e participam de feiras de artesanato em sua cidade: Itabira-MG, cidade do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Olha o depoimento da ‘mamãe coruja’: “Eu e ele somos apaixonados pelo trabalho com E.V.A., procuramos fazer sempre cada peça com muito carinho e que encante cada vez mais as pessoas, e que elas nos reconheçam pelo nosso lindo trabalho”.

Sobre a peça:
A bruxinha é peça certeira para uma época do ano: Halloween, mas também é destauqe nas decorações de festas e até mesmo na decoração de uma casa ou ambiente. Ela é uma Bruxa, mas parece uma fada de tão linda, cheia de ternura para encantar a todos.

Como falar com os artistas:
Nomes: Sara Sandra Dias e Igor Henrique Evangelista
Blog: www.saraevartes.blogspot.com.br
Facebook: www.facebook.com/Saraevartes

Lista de Materiais:
• E.V.A.. com 2mm nas cores: laranja, preto, pele, amarelo, verde escuro, lilás, verde escuro atoalhado, xadrez marrom, listrado preto e branco, verde glitter.
• Tinta Acrílica: cerâmica, branco, amarelo canário,  amarelo-cádmio, preto, verde folha, marrom, vermelho fogo.
• Cola Instantânea TekBond n°2
• Cola quente
• Bola de isopor n°100, 75, 50, 40 e 15
• Arame n°18
• Lixa n°100
• Enchimento
• Fio de Náilon
• Agulha para costura, alicate, estilete, secador de cabelo, ferro elétrico, bandeja de isopor, papel toalha, blush, tesoura, palito de churrasco, lapiseira, régua , molde, Base de MDF ou CD.

Passo a Passo - Bruxinha

Passos 1, 2 e 3
Passe os moldes para um papel cartão ou cartolina, com o auxilio de um palito de churrasco transfira os moldes para o E.V.A., seguindo os moldes. Cole as laterais do corpo, aplicando cola instantânea TekBond n°2. Corte ¼ da bola de isopor n°40 com o estilete.

Passos 4, 5 e 6
Encaixe a bola no corpo, mantendo a parte reta para frente. Aplique cola quente para fixar. Aqueça a peça do quadril no ferro e modele bem no corpinho. Encaixe a calcinha no quadril, e com cola instantânea cole as bordas (apenas no E.V.A.).


Passos 7, 8 e 9
Recorte os excessos. Cole a tira com glitter na saia. Corte uma tira de E.V.A. laranja de 2cmx60cm. Alinhave usando a agulha e o fio de náilon fazendo que fique bem franzido.

Passos 10, 11 e 12
Amarre bem o fio e de nós para prender bem, e modele no ferro quente. Corte o fio de forma que o E.V.A. fique franzido. Cole a tira franzida na borda da saia.

Passos 13, 14 e 15
Sombreie a saia ao redor da tira verde glitter, com a tinta vermelho-fogo e com um pincel chanfrado. Faça mini bolinhas na borda da saia. Modele a saia franzindo-a.

Passos 16, 17 e 18
Cole a saia no corpo. Com a tinta acrílica marrom sombreie o colete. Cole o colete no corpinho.

Passos 19, 20 e 21
Cole uma tirinha de E.V.A. verde na borda da gola. Sombreie dentro da gola com um verde escuro. Com a ponta do pincel e tinta marrom faça o detalhe de botão no colete.

Passos 22, 23 e 24
Cole a gola verde no pescoço. Una as bordas da manga com cola instantânea. Aqueça a manga no ferro e modele de forma que fique parecendo amassado.

Passos 25, 26 e 27
Corte as mãozinhas. Cole as beirada da manga na mãozinha. Cole uma tira de E.V.A.. amarelo na beirada da manga.

Passos 28, 29 e 30
Coloque enchimento dentro das mangas. Com pincel chanfrado e tinta marrom faça os detalhes da mão. Sombreie as mangas com a tinta Amarelo Cadmio.

Passos 31, 32 e 33
Para a cabeça iremos usar a bola n°75. Deixe 5 mm de distancia da linha central da bola, e corte até o centro. Com o auxílio de uma fita métrica marque o outro lado centro da bola e corte-o. Corte as marcações, esta parte será a área dos olhos.

Passos 34, 35 e 36
Marque toda a volta da área cortada, deixando 5mm de borda. Lixe seguindo a marcação.

Passos 37, 38 e 39
Faça uma cavidade na parte da frente da bola. Cole uma bola de isopor n°15 na cavidade, para formar o nariz. Aqueça o E.V.A.. da cabeça no ferro. Modele na cabeça. Cole as bordas com cola quente (mas só até o meio da cabeça)

Passos 40, 41 e 42
Corte o excesso. Aqueça e modele o E.V.A. lilás do outro lado da cabeça e cole. Corte as sobras.

Passos 43, 44 e 45
Cole a tira de acabamento ao redor da cabeça. Marque a parte central da cabeça. Corte 4 tiras de E.V.A. lilás, 0,5mmx28cm, e enrole metade delas no palito de churrasco e modele com um secador. Você vai gastar 13 palitos com 4 tiras cada.

Passos 46, 47 e 48
Cole a parte lisa do tufo de cabelo na marcação. Separe cada cachinho. Cole as pontas do chapéu, fazendo que fique com forma de um cone.

Passos 49, 50 e 51
Modele o chapéu. Cole o chapéu na aba. De uma esfumaçada no chapéu, com o pincel mais grosso e tinta cerâmica.

Passos 52, 53 e 54
Modele a aba de forma que fique meio torcidinha e cole uma tira de E.V.A. listrada. Sombreie as fivelas do sapato e do chapéu com a tinta Amarelo Cadmio. Transfira os moldes dos olhos para uma folha de acetato e recorte para fazer seu próprio gabarito de olhos e com uma lapiseira, faça as marcações dos olhinhos no rosto.

Passos 55, 56 e 57
Preencha a parte marcada dos olhinhos com tinta branca. Risque novamente para formar a íris dos olhos. Com o pincel chanfrado e tinta verde folha faça a íris.

Passos 58, 59 e 60
Logo em seguida repita o processo anterior, mas com tinta preta para formar a pupila. Com a tinta marrom sombreie a parte externa do olho. Dilua a tinta preta em um pouco de água e com um pincel bem fino, contorne toda a volta do olho, faça os cílios e as sobrancelhas. Com a lapiseira faça a marcação da boca e sombreie com tinta marrom na parte externa  e branca na parte interna.

Passos 61, 62 e 63
Corte a bola de isopor n°50 ao meio. Em cada metade corte 2 partes na lateral. Lixe para tirar imperfeições e arredondar.

Passos 64, 65 e 66
Aqueça o quadrado de E.V.A. listrado no ferro e modele no pé. Cole com cola quente o pé em um pedaço de E.V.A. preto. Cole as partes do sapato, deixando a parte de trás aberta para encaixar o pé.

Passos 67, 68 e 69
Encaixe o pé no sapato e cole com cola instantânea a parte de trás. Cole a língua do sapato. Cole a tira do sapato dando o acabamento.

Passos 70, 71 e 72
Cole a fivela no sapato. Cole as bordas do salto. Cole o fundo do salto em um pedaço de E.V.A. , e recorte para dar o acabamento.

Passos 73, 74 e 75
Cole o salto no sapato. Aqueça os bicos dos sapatos no ferro e modele. Faça pontos de luz com tinta branca ao redor do sapato.

Passos 76, 77 e 78
Cole as bordas das meias. Cole 11 cm de arame na beirada da perna.  Aqueça a meia e modele.

Passos 79, 80 e 81
Enrosque a perna e vá colando com cola instantânea. Fixe a perna no pé com cola instantânea. Cole a meia modelada no pé e na perna.

Passos 82, 83 e 84
Faça detalhe com pincel super fino e tinta branca no sapato. Para fazer a abóbora, marque 8 gomos no bola de isopor n°100 com uma caneta. Corte com o estilete as marcações.

Passos 85, 86 e 87
Faça uma cavidade na parte superior da abóbora, e corte uma tampinha na parte inferior para que possa parar em pé. Lixe para tirar as imperfeições e para arredondar, dando formato a abóbora. Corte a abóbora no meio para facilitar a modelagem.

Passos 88, 89 e 90
Coloque uma folha de papel sulfite sobre o E.V.A. para evitar que o ferro encoste e para reter mais calor, retire quando estiver maleável. Modele o E.V.A. aquecido na abóbora. Passe cola quente entre os gomos da abóbora para que fique bem marcado cada gomo.

Passos 91, 92 e 93
Cole as bordas da abóbora com cola quente. Passe bastante cola quente no isopor em uma das metades da abóbora. Una as duas metades formando a abóbora inteira.

Passos 94, 95 e 96
Sombreie entre os gomos, com tinta vermelho-fogo e pincel chanfrado. Faça luz em cada gomo, com um pincel mais grosso e tinta Amarelo Canário. Para formar o talo da abóbora, corte 2 pedaços de arame com 24cm de torça-os, enrole uma tira de E.V.A. verde no meio e cole. Encaixe o talo na abóbora e cole com cola quente.

Passos 97, 98 e 99
Enfeite a abóbora com 6 folhinhas e 6 cachinhos modelados em palitos de churrasco. Corte 8cm de palito para o pescoço, meça 3cm e cole uma tirinha de E.V.A. pele para formar o pescoço. A parte menor do palito encaixe e cole na cabeça. Encaixe o palito que estar com a cabeça, dento do corpo, de forma que pegue na bola de isopor do quadril para ficar firme. E cole com cola instantânea.

Passos 100, 101 e 102
Encape um palito de churrasco com E.V.A. marrom, para formar o cabo da vassoura. Cole um pouco de palha da costa na beirada da vassoura. E finalize com uma tira de E.V.A. laranja para dar o acabamento. Finque um palito de churrasco no corpo para facilitar a passagem do arame da abóbora.

Passos 103, 104 e 105
Encaixe o arame da abóbora no corpo, e cole com cola quente. Cole a vassoura no corpo e no talo da abóbora. Finque as pernas no corpo antes de colar. E depois as cole com cola instantânea.

Passos 106 e 107
Fixe a abóbora com cola instantânea em uma base de MDF ou CD encapado com plush verde.

Passo final
Finalize com um blush nas bochechas.

Parabéns sua peça está pronta!

NOTA: Sara e Igor não foram os criadores da peça. Eles reproduziram esta bruxinha linda de uma artesã talentosíssima chamada Krika! (Ah... os trabalhos da Krika são os melhores! E a gente sabe disso pois ela é uma de nossas Artesãs Parceiras, ou seja... é muuuuuuuuuuito boa). Os moldes e peças foram publicados em uma revista e a dupla Sara e Igor - amigos da Krika - foram inspirados pelo talento da artista para elaborar esta aula PAP.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS MOLDES.

11 comentários:

Conceição Cruz disse...

Linda Bruxinha!! O passo a passo está ótimo,mas não localizei os moldes...

Thatiana Cavalcanti Leimig disse...

E os moldes onde consigo?

Igor Evangelista disse...

Obrigado por terem gostado da minha peça, os moldes estão debaixo do "Parabéns sua peça está pronta!" em azul, beijos Igor e Sara

Conceição Cruz disse...

Obrigada,Igor Evangelista.A bruxinha é realmente linda,parabéns!

Tekbond disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliani Manthay disse...

Muito linda já comprei a revista , vou tentar fazer a abobora em tamanhos diferentes pra decorar a festinha de tema Cinderela da minha filha Ana Paula de 6 anos,obrigada.

Alyce Helora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alyce Helora disse...

Onde voces compraram as bolas de isopor ?
Meus parabens pelo lindo trabalho!!!

Alyce Helora disse...

Onde voces compraram as bolas de isopor ?
Meus parabens pelo lindo trabalho!!!

Alyce Helora disse...

Onde voces compraram as bolas de isopor ?
Meus parabens pelo lindo trabalho!!!

Clayto Costa disse...

Os moldes não estão mais disponíveis?
Pode me mandar?

Postar um comentário