segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PAP: Papai Noel (Feltro)

(Por Vania Morgado)




Sobre a artesã:

Foi aos 12 anos de idade que Vania teve sua primeira experiência com artesanato quando fez um curso de pintura em tecido. Dali para a frente a paixão por pintura e tudo relacionado ao artesanato nasceu. Porém a vida a levou para áreas totalmente distantes do artesanato, até que a saída de um trabalho e a maternidade a trouxeram de volta para este mundo mágico do feltro. A partir de então, Vania criou o blog Mamãezinha (que é como a filhinha a chamava) e hoje é uma artesã em tempo integral.

Sobre a peça:
Este molde, originalmente é da da artesã Andréia Fernandes, fiz algumas mudanças para adaptá-lo ao meu estilo. É um molde grande, dando destaque na peça que é venda certa para a época do Natal.

Como falar com a Vânia Morgado:
http://mamaezinhaartesanato.blogspot.com

Lista de Materiais: 
FELTROS NAS CORES:
VERMELHO
PRETO 
MARFIM
MARROM
COR DA PELE
BRANCO

LINHAS DE COSTURA:
VERMELHA
PRETO
MARROM
BRANCO

UM TIRA DE TECIDO CARAPINHA CREME (0,60 X 4,0 CM)
COLA UNIVERSAL TEKBOND
COLA INSTANTANEA TEKBOND
2 BOTÕES DECORATIVOS
4 CONTAS PEROLADAS PRETA
1 SINO DE NATAL PEQUENO
2 OLHOS MÓVEIS
1 FURADOR  DE PAPEL ( FURAR E.V.A)
1 FOLHA  E.V.A VERMELHO ( COM GLITTER)
1 FOLHA E.V.A PRETO
BARBANTE FINO
TESOURA
ALFINETES E AGULHA
PLUMANTE (ENCHIMENTO ACRÍLICO)

Passo a Passo: Papai Noel de Feltro

Passo 1, 2 e 3
Com a linha branca chuleia a volta do rosto do Papai Noel deixando espaço aberto como mostra o molde para encher a peça. Faça o mesmo processo com as mãos do Papai Noel. Faça um corte no meio em uma das partes do bigode depois chuleia toda a volta. Desvire as peças e encha com plumante.
Faça a marcação dos dedos e reserve a peça.


Passo 4, 5 e 6
Para o nariz faça um fuxico e reserve. Chuleie a parte interna da barba. Desvire a peça e faça o ponto caseado em toda a volta da barba, deixando um espaço para encher com plumante e depois faça as marcações da barba com pontos retos passando por trás da barba e arrematando.

Passos 7, 8 e 9
Passe cola na parte de trás da barba e cole o rosto do Noel. Desvire o rosto do Noel e costure o nariz e cole o bigode.

Passos 10, 11 e 12
Com a Cola Universal Tekbond cole os olhinhos do Noel. Com o giz de cera, pinte as bochechas do Noel e reserve a peça. Corte 2 vezes o corpo do Noel no feltro e uma vez no E.V.A preto.

Passos 13, 14 e 15
Corte 0,5 centímetro a menos deixando menor. Coloque o E.V.A entre as partes de feltro. Alfinete os sapatos do Noel e comece fazer o ponto caseado

Passos 16, 17 e 18
Quando chegar na parte do sapato faça pontos de alinhavo para prender o sapato. Continue caseando deixando um espaço para colocar plumante. Depois que o corpo estiver totalmente preenchido com plumante, faça ponto chuleado ou caseado no sapato do Noel. Com 25 cm de barbante faça 2 vezes para imitar o cadarço do Noel

Passos 19, 20 e 21
Alinhave o gorro do Noel com o ponto chuleado, desvire a peça e reserve. Caseie o braços do Noel, deixando um espaço de mais ou menos 1 cm começando pela parte do punho. Encha com plumante.

Passos 22, 23 e 24
Alfinete as mãos do Noel e faça pontos de alinhavo para prender. Ficando desta forma, reserve as peças. Para fazer as renas será o mesmo procedimento do bigode, corte, una as partes do rosto e chuleie toda a volta.

Passos 25, 26 e 27
Desvire a peça, encha com plumante e feche com ponto chuleado ou caseado. Em seguida coloque os olhinhos e pregue o nariz das renas mesmo procedimento do rosto do Noel. Com o ponto caseado faça o chifre das renas e encha com plumante.

Passos 28, 29 e 30
Cole o chifre na parte de trás da cabeça da rena. Uma a parte marfim e marrom da pata da rena e faça o ponto chuleio. Junte as partes direito com direito  fazendo um corte em uma das partes para desvirar e encher  reserve as peças.

Passos 31, 32 e 33
Faça pontos chuleados até a metade da orelha e cola atrás da cabeça da rena. Recorte as letras no E.V.A vermelho natal e cole com a Cola Instantânea Tekbond n.o 2 sobre o E.V.A preto. Recorte deixando uma margem de 0,5 centímetro do E.V.A preto.

Passos 34, 35 e 36
Faça furos e dê um laço com barbante fino (o mesmo do sapato). Faça uma tira de tecido carapinha de 0,60 x 4,00, de uma leve esticada e cole na parte do gorro, pala da camisa, dobra da calça e nos punhos. Faça um fuxico com tecido carapinha e cole na ponta do gorro. Depois comece a montar o Noel, cole os braços atrás da barba do Noel, cole as renas na lateral (atrás dos braços). Cole os botões na pala da camisa e o sino debaixo da mão do Noel.

Passo 37
Finalize prendendo as letras e dando um laço. Coloque uma argola ou uma fita de cetim para pendurar  peça.

Peça finalizada.



CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS MOLDES.

Um comentário:

Postar um comentário