sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PAP: Case para Celular (Cartonagem)

(Por Noêmia Souza)


Sobre a artesã:
Noêmia, mais conhecida como Nonis, é pós-graduada em Marketing, porém sempre teve o artesanato como um hobby. Já trabalhou com bijuteria, biscuit e sabonetes. Em 2012 decidiu mudar de ramo profissional e resgatou uma paixão antiga pelo Quilling. Fazendo buscas pela internet conheceu a Cartonagem e foi amor à primeira vista! Desde então tem se especializando nessas duas técnicas.

Sobre a peça:
Esta peça é ideal para ser utilizada em ocasiões onde precisamos levar somente o essencial: celular, cartão e dinheiro. Ela é atemporal, com isso, se torna uma peça chave para ser vendida durante todo o ano.

Como falar com a Noêmia:
http://www.boutiquedanonis.com.br
http://www.facebook.com/boutiquedanonis
e-mail: contato@boutiquedanonis.com.br

Lista de materiais:
Papelão Horlle ou Paraná 1.3mm
Papel Cartão
Tesoura
Estilete
Régua
Pincel
Rolinho de espuma
Cola PVA Branca Tekbons
Cola Instantânea Nº2 Tekbond
Gabaritos para encadernação
Tecido
Elástico chato

Passo a Passo: Case Celular
(Observação: Para montarmos este projeto, trabalharemos com o papelão horlle e papel cartão).

Passos 1, 2 e 3
Como cada celular possui um tamanho, as medidas serão diferentes para cada modelo. Utilizaremos neste caso, aparelho que mede 12,5x6,6cm. O papelão horlle terá as seguintes medidas: externa = 13,2x7,3 e interna = 12,7x6,8. O papel cartão, 2 partes, sendo uma de 12,7x6,8 e uma de 7x6,8 (cortado em diagonal).

*Dica: para calcular o tamanho dos papeis para outros tamanhos de celular, siga as seguintes medidas: para a parte externa, acrescente 0,7mm ao tamanho. Para as partes internas, acrescente 0,4mm.

As 2 partes externas serão unidas com papel kraft, deixando uma coifa de 2,2cm (para smartphones com espessura superior a 1,1cm, fazer a coifa com 2,5cm). Espalhe cola com ajuda de um pincel e retire o excesso com rolinho de espuma.

Passos 4, 5 e 6
Posicione sobre o tecido. Alise com as mãos para o tecido aderir, depois passe a espátula de silicone para retirar possíveis bolhas de ar. Repita com todas as partes de papelão horlle e papel cartão.
 
Passos 7A, 7B e 7C
Arredonde as pontas do tecido com o auxílio de uma tesoura e faça pequenos piques sem encostar no papelão. Nas extremidades retas, corte as pontas com ajuda do fio de cabelo.

Passo 7D e 7E
Cole as margens do tecido, começando sempre pelos lados maiores. Por último, faço o acabamento nos cantos arredondados.

Passos 8, 9 e 10
Nas partes de papel cartão, colar apenas uma parte do tecido, para fazermos a montagem do porta cartão e dinheiro. Posicione as duas peças em papel cartão e faça a colagem dos tecidos na parte do Paraná.

Este é o porta cartão.

Passos 10, 11 e 12
Posicione o porta cartão montado sobre a parte do papelão horlle que será a base do porta notas. Cole a parte traseira, sempre iniciando pelo lado maior.

Passo 13
Após toda colagem, a peça ficará desta forma.

Passos 14, 15 e 16
Posicione 2 tiras de elástico na base celular e 1 tira na base externa para o fechamento.


Passo 17, 18, 19 e 20
Cole atrás da peça com Cola PVA Branca Tekbond, coloque fita crepe para fixar melhor. Espalhe cola com o auxílio do pincel, posicione sobre a peça e fixe com fita crepe.

Este será o resultado final deste Case para Celular muito bacana!

4 comentários:

Luciana F. de Moraes disse...

linda aula, amei

Bruna Branco disse...

Eu amo artesanato... Ficou lindo

Tania Maria Nascimento disse...

Essa aula é simplesmente o máximo parabens e obrigada. 😉

Tania Maria Nascimento disse...

Essa aula é simplesmente o máximo parabens e obrigada. 😉

Postar um comentário