quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PAP: Boneca Porta Bombom (PET)

(por Terezinha Toscano da Silva)



Sobre a artista:
Terezinha Toscano da Silva é uma professora de escola pública há 27 anos na cidade de Mossoró (RN). O artesanato entrou em sua vida há 20 anos e nunca mais saiu. Iniciou com criações próprias para dar dinâmica às suas aulas, mas ao começar a aprender novas técnicas e mexer com materiais diferentes nossa professora e artesã se apaixonou e entrou de cabeça no mundo das artes. Fez vários cursos de diferentes técnicas, mas seu foco tem sido a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Desta forma, criou junto com seus alunos peças em Origami (usando encartes de supermercados), pinturas em telas (telas confeccionadas por eles), pufes com garrafas pets e assim por diante. Segundo essa artesã, o artesanato não somente faz bem para o corpo, mas principalmente para a alma.

Nas palavras da artesã:
“Percebi que as pessoas que fazem artesanato estão mais dispostas a encarar essa vida agitada que temos e são mais otimistas”. 
E deixa um agradecimento especial para a gente: 
“E agradeço à TEKBOND pela oportunidade de divulgar meu trabalho. Precisamos de empresas como esta que prestigiam e valorizam o trabalho dos artesãos”.

Nós é que agradecemos, Terezinha, por esse PAP incrível e super sustentável que você nos enviou!


Como falar com a Terezinha Toscano da Silva:
Blog:  http://professoratt.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/terezinha.toscanodasilva?ref=tn_tnmn
FanPage: https://www.facebook.com/pages/Trabalhos-em-E-V-A-de-TT/493867674007826?fref=ts

Material:
01 garrafa pet de 2,0L ou 1,5L ( preferencia Coca –Cola)
EVA: branco, pele, marrom e/ou preto.

BOLA DE ISOPOR:

01 bola de 75mm ( para a cabeça)
03 bolas de 50mm ( para as bochechas e os sapatos)
02 bolas de 40mm ( sapatos)

Tecido: estampado ( ou a critério do aluno): 20cm X 90cm,
Bico para os detalhes da roupa,
Botões, fitas
Lã ( para o cabelo): aproximadamente 15 meadas  com 6 ou 8 voltas
Pistola de cola quente, cola instantânea, ferro, estilete, tesoura, régua
Pinceis
Tintas para artesanato Acrilex: Rosa Chá, Preto



Passo a Passo: Boneca Porta Bombom (PET)

Passos 1, 2 e 3
Serre aboca da garrafa. Corte a garrafa da seguinte maneira: 3 cm na parte de cima para baixo tendo como ponto de partida a linha em volta. Corte a garrafa 5 cm da parte de baixo para cima tendo como ponto de partida a linha em volta.


Passos 4, 5 e 6
As peças ficarão assim. Pinte as partes internas da garrafa com tinta PVA para artesanato Acrilex. Aqui pintei de branco. Corte no E V A os moldes correspondentes para revestir as peças do corpo da boneca porta bombom (parte superior e parte inferior).


Passos 7, 8 e 9
Com a COLA TEKBOND nº2 cole o E V A nas peças e faça o acabamento com as tiras de 1,5 X 35. O corpo ficará assim. Para o rosto utilize uma bola de 75mm e uma bola de 50mm partida ao meio.


Passos 10, 11 e 12
Risque o desenho das metades da bola de 50mm na bola de 75mm e cole-as lado a lado formando a bochecha. Apoie o rosto em uma caneca ou com as bochechas para frente. Aqueça um quadrado de 25 X 25 de E V A pele com o ferro ou soprador. Cuidado para não esquentar muito. Quando você perceber que o E V A está enrolando, é hora de modelar o rosto. Use cola quente para colar o E V A no isopor.


Passos 13, 14 e 15
Modele o rosto e segure firme por alguns segundos para que o E V A modele. Corte o excesso de E V A que ficar na parte de trás do rosto. Corte uma tira medindo 2 X 30 para fazer o acabamento  da cabeça. Use COLA TEKBOND nº2.


Passos 16, 17 e 18
Corte o molde do nariz, aqueça no ferro e cole com COLA TEKBOND nº2 no centro das bochechas. Faça uma sombra com tinta para artesanato Acrilex na cor Rosa Chá ao redor do nariz. Use pincel chanfrado. Faça os olhos e a boca também usando tinta para artesanato Acrilex na cor preta.
Para os pés, utilize duas bolas de 50mm e duas de 40mm. Corte uma tampinha em cada uma das bolinhas. Cole uma de 50mm com uma de 40mm.Com o estilete corte uma tampinha para formar o solado dos pés. Use cola quente para colar as bolinhas. Corte dois pedaços de E V A branco medindo 18 X 18.


Passos 19, 20 e 21
Apoie os pés em um pote de tinta para modelar com mais facilidade. Aqueça o E V A e modele nas bolinhas.
Cole o E V A com cola quente nos pés.


Passos 22, 23 e 24
Corte o excesso de E V A. Corte os moldes do sapato no E V A preto. Aqueça o molde do sapato e modele nas bolas de isopor. Cole com COLA TEKBOND nº2.


Passos 25, 26 e 27
Cole os pés em um E V A para fazer a sola do sapato. Recorte o excesso e em seguida cole a tira da lateral do sapato. Corte uma tira de 1cm e faça a fivela e cole na parte de cima do sapato. Corte o molde das pernas no E V A pele e as meias no E V A branco. Feche as pernas colando na lateral, deixando uma abertura para encher até a metade com manta acrílica. Cole as meias nas pernas.


Passos 28, 29 e 30
Cole as pernas nos sapatos e encha com manta acrílica até a metade da perna. Assim ela poderá ter movimento. Após a colagem com COLA TEKBOND nº2. Faça um esfumaçado. Use tinta branca com pincel seco. Faça os detalhes a gosto. Aqui eu fiz pequenas linhas com pincel fino e tinta branca.
As pernas ficarão como na foto 30.


Passos 31, 32 e 33
Risque e recorte os moldes dos braços no E V A pele. Deixe um espaço sem colar para fazer o enchimento com manta acrílica. Faça o sombreado nos braços com tinta para artesanato Acrilex rosa chá. Aguarde secagem, recorte o excesso e encha com manta acrílica. Recorte um pedaço de tecido de 20cm X 90cm.


Passos 34, 35 e 36
Cole renda no abainhado com cola quente. Se quiser pode costurar  para dar o acabamento. Franza a outra parte e cole na parte superior da peça em PET. Use cola quente. Cole a cabeça no corpo com COLA TEKBOND nº2.  Em seguida faça o acabamento do pescoço com um pedaço de renda e fitas. Use e abuse das miudezas. Cole os braços abaixo do babado do pescoço usando cola quente


Passos 37, 38 e 39

Cole as pernas na Pet. Cole-as com COLA TEKBOND nº2. Deixe as pernas um pouquinho para dentro para dar um toque especial. Para fazer o cabelo, enrole aproximadamente 15 meadas com 6 ou 8 voltas de aproximadamente 35cm. Amarre ao meio dando nozinhos. Cole um a um na cabeça da boneca tendo o cuidado para que não fiquem tortos. Em seguida faça duas Chiquinha e amarre com fitas. Enfeite a gosto. Encha o corpo da boneca com bombons e presenteie quem você quiser. Pode ser usada também como porta bijuterias.



4 comentários:

Rosika disse...

Que Lindaaa, eu amei e vou fazer com certezaa...
Obrigado a Terezinha por ceder e compartilhar essa lindezaa!!!

Beijinhos

Almira Artes disse...

obrigada por compartilhar parabéns...........

Luci Abril disse...

muito linda Parabéns

rosa ipanaque barreto disse...

HERMOSA MUCHAS GRACIAS POR COMPARTIR, BENDICIONES.

Postar um comentário